Buscar

Com 150 pacientes com gripe A no MS, Sidrolândia fica em 2º lugar com maior registros da doença

Sidrolândia é a segunda cidade com maior número de casos

Sidrolândia é a segunda cidade com maior número de casos, são cinco ao total. Desde o início do ano, dois pacientes ficaram em isolamento na Capital infectados pelo vírus H1N1, 28 com H3N2 e três com influenza B.

Em uma semana, sete novos casos de pacientes com gripe A foram notificados em Mato Grosso do Sul. O total de casos, desde o início do ano, chega a 150 e a boa notícia fica por conta dos óbitos, não houve aumento no número.

Segundo boletim divulgado hoje pela Secretaria de Estado de Saúde, a Capital reúne 108 das notificações, desse total, sete pacientes foram confirmados com o vírus H3N2, 1 com H1N1 e outro com influenza B

(Foto: divulgação)

A gripe A, também chamada de gripe suína, é uma variação da gripe comum causada pelo vírus Influenza H1N1. Ela se manifesta através de sintomas comuns da gripe, como espirros, tosse, congestão nasal e febre, que surgem repentinamente e de forma muito intensa.

Sintomas da gripe A

Os sintomas da gripe A são:

Febre acima de 38ºCDores no corpoDor de gargantaDor de cabeçaTosseEspirrosCalafrios Fadiga

Alguns casos podem também acompanhar diarreia e vômitos.

A gripe A tende a evoluir de forma muito violenta e, se não for tratada adequadamente, pode gerar complicações respiratórias, como a síndrome da angústia respiratória, pneumonia, falência respiratória e morte.

Forma de contágio da gripe A

Sua principal forma de contágio é a via respiratória, ao inalar gotículas que contenham o vírus H1N1. Como forma de prevenção, recomenda-se o afastamento dos indivíduos contaminados, evitar locais fechados e lavar as mãos com água e sabão várias vezes ao dia, ou utilizar o álcool em gel ou loções de desinfecção.

Tratamento para gripe A

O tratamento para a gripe A é feito com antivirais e, se o indivíduo não for devidamente tratado, pode ocorrer falência respiratória. A doença responde bem ao tratamento com os antivirais Oseltamivir ou Zanamivir, desde que o acompanhamento comece nas primeiras 48 horas depois dos sintomas iniciais.

O vírus causador da gripe A é uma mutação e, por isso, ainda não existe nenhuma vacina eficaz para ele.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.