Buscar

Como a ingestão de álcool pode afetar o sono? Especialistas explicam no Opinião

Cb image default

© Unsplash

O Opinião desta quinta-feira (22) tratou dos impactos da pandemia no sono dos brasileiros. No programa, a psicóloga Silvia Conway e o pneumologista Geraldo Lorenzi Filho alertaram sobre a ocorrência de noites mal dormidas durante a crise sanitária em razão do aumento do consumo de álcool.

Segundo Conway, muitos indivíduos passaram a ingerir cada vez mais bebidas alcoólicas como forma de se distrair e se anestesiar das angústias desencadeadas ou intensificadas pelo atual cenário. Assim, ela ressaltou os danos do hábito tanto para o bem-estar físico, quanto para a saúde mental da população.

”Essa questão do álcool chama a atenção sobre o quanto as pessoas estão apreensivas, em uma situação de ansiedade. Muitas estão tendo sintomas depressivos e, às vezes, não buscam ajuda”, apontou a psicóloga.

Lorenzi Filho acrescentou que, apesar de o líquido ser comumente consumido para estimular o sono, os benefícios do descanso ficam prejudicados. O pneumologista também destacou os riscos da ingestão de remédios para dormir sem a recomendação de um médico.

“O álcool ajuda até a iniciar o sono à noite, mas é um sono de má qualidade. Você acorda muito e tem mais apneia, porque há mais relaxamento da musculatura. São um perigo muito grande, inclusive, as medicações para dormir. É necessário tomar muito cuidado com isso. Precisa de orientação médica”, frisou.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.