Buscar

Conheça as doenças que podem se manifestar pela boca

Especialista explica sobre sintomas de determinadas patologias que dão os primeiros indícios na cavidade oral

Cb image default
Divulgação

Quando falamos sobre a saúde da boca, em primeiro lugar lembramos de cáries, implantes, gengivite entre outros incômodos ligados aos problemas bucais comuns. O que pouca gente sabe é que diversos sintomas surgem na cavidade oral e indicam a presença de algumas patologias que podem ser ou não graves, e por isso não devem ser ignorados.

Segundo explica o gastroenterologista do Hapvida Saúde, João Paulo Cândido Barbosa, é muito comum o surgimento de alterações inflamatórias ou infecciosas na boca, além de doenças sistêmicas que apresentam lesões como aftas, glossites e úlceras. “As doenças mais comuns que podem se manifestar por meio da boca são: aids, sífilis, diabetes, anemia, refluxo gastroesofágico, câncer de boca e doenças autoimunes, como, por exemplo, lúpus”, diz.

Confundir feridas com aftas pode ser frequente, mas o especialista faz o alerta para que o indivíduo saiba identificar quando há algo de errado, notando reincidência e permanência de mudanças. “Lesões que não cicatrizam em duas semanas associados ou não à perda de peso, dor, sangramento e aparição de linfonodos palpáveis devem ser consideradas suspeitas”, explica Barbosa.

O médico esclarece também as diferenças entre doenças infecciosas, autoimunes e tumorais. As autoimunes provocam inflamações de outros órgãos, como, por exemplo, artrite, lesões na pele ao se expor à luz solar, doenças cardiovasculares entre outras. No caso das infecciosas, os sintomas são febre, adinamia (fraqueza muscular) e geralmente prejudicam mais de um órgão.

Já as tumorais, apresentam-se inicialmente no local da lesão e podem se espalhar nos casos de doença neoplásica avançada, o câncer. “A distinção entre os tipos, muitas vezes, acontece com a ajuda do procedimento de biópsia no local afetado”, explica.

O autoexame na cavidade bucal ajuda a identificar alterações de origens duvidosas que sinalizam a necessidade de procurar um apoio médico imediato para receber o diagnóstico e tratamento adequados. “Além disso, o autoexame também auxilia na detecção precoce de um tumor”, conclui.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.