Buscar

Conheça atividades diárias que podem ser transformadas em exercícios

Exemplo é o maior incentivo para as crianças.

Cb image default

Foto: monkeybusinessimages/iStock

Na rotina da criançada, o tempo pode se tornar escasso: atividades externas, aulas complementares e tarefas da escola ocupam boa parte da semana e, na hora do lazer, muitos optam por videogames. Nessa situação, como fazer com que as crianças se exercitem? Paulo Cesar de Barros, coordenador do curso de bacharelado em Educação Física da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) dá dicas de como transformar atividades diárias em exercícios.

Esqueça o elevador

O seu destino é nos primeiros andares de um prédio? Que tal esquecer o elevador e subir pelas escadas? Não exija muito da criança, o organismo dela é diferente do seu. O exagero pode ser desestimulante e até levá-la a desistir das atividades.

Deixe o carro na garagem e caminhe pequenas distâncias

O seu compromisso é perto do lugar onde você e seu filho estão? Deixe o carro estacionado e vá a pé. Estimule a criança a andar e faça brincadeiras ao longo do caminho.

Lugar de criança é ao lado dos pais, mesmo na hora da faxina

Crianças podem e devem ajudar na limpeza da casa. Peça para que elas executem pequenas tarefas, como tirar o pó e ajudar a carregar os produtos. Mas atenção: mantenha-se atento para evitar acidentes.

Hora de limpar o carro? Peça auxílio dos pequenos

Parece cena de filme: pais e filhos fazendo uma grande folia enquanto lavam o carro. Está calor? Inspire-se nessa ideia de cinema e convide os pequenos para se divertirem com muita espuma e bagunça. Eles vão adorar!

Passeiem juntos com o cachorro.

Está na hora de levar o cachorro para caminhar? Engaje seu filho na tarefa. Além de caminhar por algumas quadras, a atividade pede que os pequenos tenham a responsabilidade de segurar os animais de estimação. Mas é claro: não o deixe sozinho.

Seu filho não gosta de sair sem carro? Tente pedalar!

Pequenas distâncias podem ser percorridas caminhando, mas seu filho não gosta da ideia? Que tal incentivá-lo a ir de bicicleta? Além de ser um ótimo exercício, a bicicleta auxilia no desenvolvimento do equilíbrio.

Dificuldade em sair da frente da TV? Aposte em videogames controlados por movimento

Os pequenos não querem sair da frente da TV, do computador ou do celular? Existem várias opções de videogames interativos com sensor de movimento. É uma ótima escolha para incentivar as crianças a se movimentarem e também para se divertir com os filhos.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.