Buscar

Coração de Cassilandense foi para um Sidrolandense de 37 anos

Esse foi o primeiro coração doado e captado em 2020.

Cb image default
Divulgação

Com a doação, o paciente de 21 anos, estudante de Agronomia da UFMS em Chapadão do Sul. que teve morte encefálica constatada após um grave Traumatismo Cranioencefálico (TCE), permitiu que seis pessoas fossem ajudadas através dos transplantes. O fígado doado foi captado e levado pela equipe de Brasília para ser implantado em um paciente que esperava há anos pelo transplante.,

O coração doado foi transplantado, durante a tarde, em um homem de 37 anos que é morador de Sidrolândia. Esse foi o primeiro coração doado e captado em 2020. Além disso, as córneas foram encaminhadas para o Banco de Olhos do Hospital para análise e, posteriormente, serem transplantadas.

Os dois rins permaneceram no hospital, sendo que o primeiro foi transplantado durante a tarde em um paciente de 41 anos morador da Capital e o segundo rim, será implantado no período noturno em um paciente de 36 anos morador de Miranda.

Pelo menos trinta profissionais, entre médicos, enfermeiros e técnicos, estiveram mobilizados em três salas cirúrgicas.

OPO

A OPO Santa Casa é responsável pelo acolhimento dos familiares e, também, viabiliza a possibilidade da doação. Com a autorização concedida, o próximo passo é a busca de possíveis receptores feita pela CET (Central Estadual de Transplante), não existindo condições de transplante no Estado, a busca é realizada no Sistema Nacional de Transplantes.

Localizados os receptores compatíveis, inicia-se uma operação de precisão, que necessita cumprir horários rigorosamente, como no caso do coração, para que sejam respeitados os prazos máximos necessários para que cada órgão seja transplantado com a menor margem de erro possível.

Cb image default
Divulgação Facebook

O acidente

Leonardo Alves, era estudante de agronomia na UFMS e estava fazendo estágio em uma empresa da cidade, em uma área de experimento na propriedade rural e ao retornar para Chapadão do Sul, no último dia 02, por volta das 21hs00, perdeu o controle do seu veículo, na estrada que é toda de cascalho, saiu da pista e capotou, parando sobre uma lavoura de milho. O jovem foi arremessado para fora do carro e teve sequelas internas.

As informações são de que ele permaneceu estes dias todo entubado, não reagiu aos medicamentos e foi confirmada a morte cerebral dele.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.