Buscar

Covid-19 e a Saúde Mental da População Brasileira

ARTIGO: Escrito por Ana Carolina Lorenço Mendonça - Acadêmica de Enfermagem – UFMS

Cb image default
Divulgação

A pandemia do novo coronavírus (COVID-19) é a maior emergência global do último século em saúde e está sendo um imenso estressor para a população. 

Além das preocupações das alterações físicas que a doença pode trazer aos indivíduos, há também a preocupação quanto ao sofrimento psicológico que pode ser mencionado pela população em geral e pelos profissionais da saúde envolvidos.

Sabe-se que as alterações emocionais e comportamentais são motivados quando sob ameaça/desafio, uma das alterações mais comuns observados na pandemia segundo o International Journal of Environmental Research and Public Health, : o aumento da ansiedade, depressão e estresse diante da pandemia, têm sido identificados na população em geral. 

Deixar de sair de casa, não tem sido uma tarefa fácil. No primeiro trimestre de 2020 o Governo Federal registrou aumento de 9% no volume de denúncias recebidas pelo Ligue 180, serviço que recebe informações sobre violência doméstica. Trabalhadores informais sofrem psicologicamente por não ter mais a sua renda mensal, mesmo com a ajuda do Governo Federal pelo auxílio emergência, outrossim, muitos não conseguiram efetivar o cadastro, e os que conseguiram tiveram dificuldade em suprir suas necessidades básicas devido ao atraso do recebimento. 

Alguns profissionais da saúde estão dormindo em hotéis por receio de levar o vírus para a família. Além do mais, a população que está financeiramente estável em suas casas, sofrem devido à falta de opção dos conteúdos midiáticos que insistem em relatar as mazelas do coronavírus.

Dessa forma, faz-se necessário alguns serviços essenciais do Governo Federal. O Ministério da Saúde disponibilizará, entre maio e setembro, um canal para teleconsulta psicológica para os trabalhadores da saúde. 

O disque 100 recebe, analisa e encaminha denúncias de violações de direitos humanos, como a violência doméstica. O disque 188 é o Centro de Valorização da Vida que realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo por telefone, e-mail e chat 24 horas todos os dias. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.