Buscar

Defensora Pública e Vereadores visitam ampliação do Hospital e a possibilidade de criação do Parto Humanizado

Esta medida se concretizada será um modelo para as demais cidades de Mato Grosso do Sul

(Foto: Fagner Santana / SidrolandiaNews)

Estiveram em visitas as obras de ampliação do Hospital Dona Elmíria Silvério Barbosa nesta segunda-feira(15), representando a Defensoria da Comarca de Sidrolândia Drª Thaisa Raquel Medeiros, a Câmara Municipal o Presidente David Moura de Olindo, e as Vereadoras Rosângela Rodrigues e Vilma Felini que foram acompanhadas pela Diretora da casa Vanda Camilo.

A visita as obras que ultrapassarão a casa dos 300 mil com recursos próprios, extraídos dos atendimentos particulares e planos de saúde, seria para uma adequação a várias salas de parto humanizado.

Parto Humanizado de uma mãe de 18 anos, 

primigesta, 42 semanas e 3 dias de gestação - bebê de 4,300kg - períneo íntegro. Assistido por Melania Amorim e Sabina Maia, no projeto Humanização do nascimento no ISEA, em Campina Grande na PB.

Conforme a portaria 371 de 7 de maio de 2014, que institui diretrizes para a organização da atenção integral e humanizada ao recém nascido (RN) no Sistema Único de Saúde(SUS a  portaria onde estabelece regras para este tipo de procedimento, onde o  contato com a pele da mãe e o estímulo à amamentação na primeira hora de vida são recomendações que foram oficializadas pelo Ministério da Saúde em portaria publicada no mês de maio. O objetivo, segundo a pasta, é assegurar o direito ao parto humanizado na rede pública de saúde, incluindo por meio do clampeamento do cordão umbilical somente após o fim da pulsação sanguínea. As medidas valem para todas as unidades do SUS.

Segundo o ministério da saúde a medida busca estimular a primeira mamada na primeira hora de vida para acelerar a produção do leite materno pela mãe, aumentando a chance de sucesso do aleitamento e diminuindo a chance de hemorragia uterina. Procedimentos de rotina do bebê, como exame físico, pesagem e outras medidas antropométricas e profiláticas devem ser realizados somente após estes primeiros cuidados, o que representa mudança na lógica de atendimento, diz o Ministério.

(Foto: Fagner Santana / SidrolandiaNews)

CLIQUE E CONFIRA A PORTARIA E SUAS REGRAS

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.