Buscar

Deputados do MS aprovam projeto que gestantes podem escolher o parto do tipo cesárea a partir da 39ª semana

Sidrolândia ainda esta com deficiência de médico obstetra, anestesista e pediatra para acompanhamento de gestantes

Cb image default
 

A Alems (Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso do Sul) aprovou um projeto de lei voltado para as gestantes.

A matéria é de autoria do deputado Marçal Filho (PSDB).

Pela proposta, gestantes podem escolher o parto do tipo cesárea a partir da 39ª semana. 

O nobre Deputado Marçal,  apresentou a Emenda Substitutiva Integral, modificando completamente o texto inicialmente apresentado, dessa forma, a proposta vincula a escolha da grávida às políticas específicas do Ministério da Saúde. Na justificativa apresentada pelo deputado, o projeto de lei coroa o princípio da autonomia da paciente.

“E também, o princípio da não maleficência, uma vez que exige a maturidade do feto e permite a diminuição dos riscos de um parto normal, já que, na rede pública, esta autonomia não é observada, e as mulheres passam, muitas vezes pelas dores e riscos do parto normal, sem poder optar pela cesariana”. Resta agora ser sancionada pelo Governo do MS.

Em Sidrolândia, o Centro de Parto Normal Magdalena Targa do Nascimento, obra iniciada em 2013, virou realidade quando o 1º bebê nasceu em uma quarta-feira dia 16 de março de 2016, ás 22h:40min, um bebê do sexo masculino que nasceu pesando 3.130kg.

Com 4 anos de existência, o local já foi, ainda é a alegria de muitas gestantes, mas também de polêmicas, pois  relatos de mães, que ficaram sentindo as contrações e dores por várias horas, quando houve falhas no progresso para se ter parto normal, as gestantes perceberam falta do médico plantonista com especialização em obstetrícia (apto para realizar parto cesárea) e também o médico anestesista e um pediatra, para fazerem o procedimento de uma cesariana.

"Fiquei por várias horas sentindo dores e contrações em Sidrolândia, já tinha esgotada todas as minhas forças e estava preocupada com a minha saúde e de meu bebê, mas graças a Deus decidiram me encaminhar para Campo Grande com urgência, pois sabia que meu bebê já estava em sofrimento juntamente comigo" disse uma mãe que deus a luz a sua filha na Santa Casa de Campo Grande.

Confira as aqui as Diretrizes Nacionais de Assistência ao Parto Normal

Cb image default
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.