Buscar

Deve faltar vacina contra a tuberculose em alguns Estados do Brasil

O Observatório é ligado à Fundação Oswaldo Cruz e monitora políticas públicas de controle da tuberculose.

Deve faltar vacina contra a tuberculose em alguns Estados do Brasil (Foto: )

Uma das primeiras e mais importantes vacinas aplicadas em recém-nascidos, a Bacillus Calmette-Guérin (BCG), pode ter o estoque reduzido ou faltar em alguns Estados brasileiros.

O alerta é dado pelo Observatório Tuberculose Brasil, pois esta vacina é um do meio para a prevenção da doença, em especial nas crianças.

O Observatório é ligado à Fundação Oswaldo Cruz e monitora políticas públicas de controle da tuberculose. A entidade explica que, desde o ano passado, o fornecimento da vacina é feito de forma intermitente (não contínuo) pelo Ministério da Saúde. Mas, este ano a situação se agravou.

“Vai faltar vacina nas unidades de saúde. Até recebermos a nova cota, haverá 30 dias, no mínimo, de desabastecimento nas unidades da vacina para recém-nascidos. É um retrocesso, já que a forma mais grave da tuberculose atinge justamente a criança e o adolescente”, lamenta o coordenador do Observatório, Carlos Basília.

Resposta do governo

De acordo com o Ministério da Saúde, está em curso uma avaliação das demandas dos Estados com o objetivo de restabelecer os estoques

A tuberculose é uma doença infecciosa e transmissível que afeta prioritariamente os pulmões. São notificados por ano seis milhões de novos casos em todo o mundo, um milhão de pessoas chegam à morte. No Brasil, a tuberculose é considerada um sério problema da saúde pública.

A cada ano, são notificados aproximadamente 70 mil novos casos e 4,6 mil mortes. O Brasil ocupa o 17.º lugar entre os 22 países responsáveis por 80% do total de casos de tuberculose no mundo.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.