Publicado em 05/02/2020 às 15:22, Atualizado em 05/02/2020 às 18:24

Dieta low carb: por que você não deve reduzir drasticamente o consumo de carboidratos

Evitar carboidratos gera um déficit calórico, ou seja, você acaba ingerindo menos calorias do que gasta

Donna Fitness,
Cb image default

azurita / stock.adobe.com

Já faz um tempo que as dietas com redução significativa (e algumas até restrição total) de carboidratos se tornaram populares para o emagrecimento e até para reduzir riscos de algumas doenças. Uma delas, a low carb ("baixo carboidrato", na tradução literal), é baseada, principalmente, em alimentos que são fontes de proteínas e gorduras, e poucos carboidratos.

A Organização de Diabetes do Reino Unido estima que uma dieta low carb possua cerca de 25% de carboidratos em um dia – os 75% restantes são divididos entre proteínas e gorduras. Essa diferença gera um déficit calórico, ou seja, você acaba ingerindo menos calorias do que gasta, já que um macronutriente foi diminuído drasticamente da sua rotina alimentar.

Ingestão moderada de carboidratos é o mais indicado

Um estudo realizado nos Estados Unidos e publicado na revista científica The Lancet indicou que uma redução moderada de carboidratos é o mais indicado, por ser mais benéfico à saúde. A pesquisa também apontou que trocar proteína animal por vegetal pode ser mais saudável.

O trabalho foi baseado no relato dos participantes e, a partir disso, os cientistas estimaram a proporção de calorias que eles recebiam de cada nutriente ingerido. No total, 15,4 mil pessoas preencheram questionários sobre o que e quanto comiam. Esse grupo foi acompanhado por 25 anos.

No período, os pesquisadores descobriram que as pessoas que tinham uma dieta formada por 50% a 55% de carboidratos (quantidade moderada) tinham um risco ligeiramente menor de morte quando comparados com aquelas com consumo de carboidratos baixo (30% a 40%) ou alto (65% ou mais).

Dieta precisa ser sustentável a longo prazo

A maioria das pessoas adora alimentos ricos em carboidratos: arroz, batata, macarrão, pão, frutas e legumes. Eles são nossa principal fonte de energia – nosso cérebro e músculos utilizam eles como combustível. Se eles são tão importantes assim e você ainda gosta de consumi-los, qual é o motivo de cortá-los da sua alimentação? Aprenda a comer de maneira consciente. Entenda quanto e quando é interessante consumir carboidratos, e assim terá sucesso a longo prazo.

Individualidade é o mais importante

Falei sobre o quanto é mais interessante aprender a comer carboidratos da maneira correta ao invés de evitá-los, mas se você não se identifica com esse modelo, uma dieta com menos carboidratos pode se adequar melhor às suas necessidades.

Também não precisa sair se empanturrando de carboidrato: o equilíbrio é o grande segredo dessa jornada. Respeite suas particularidades e procure um profissional para identificar suas necessidades nutricionais individualizadas.

Paula Mar Pinto é nutricionista clínica por formação, mas se considera uma "facilitadora de experiências saudáveis". Depois de muito brigar com a balança, resolveu se aliar a ela. É autora do projeto E Agora, Nutrinha?.