Buscar

Dietas de desintoxicação funcionam?

Atualmente, precisamos aprender a controlar o apetite e o que ingerimos para não cairmos na armadilha genética do armazenamento

Cb image default
Fornecido por Forbes Brasil

Precisamos aprender a controlar o apetite e o que ingerimos para não cairmos na armadilha genética do armazenamento

Não se assustem com a introdução filosófica demais, pois o assunto é muito interessante e esclarecedor. Durante milhares de anos, os humanos, como os outros animais, precisavam buscar comida todos os dias. Não havia como armazenar ou muito menos comprar alimentos.

Não se sabia, portanto, se haveria ou não comida, e esse processo fez do corpo humano uma máquina de armazenar energia. Era importante comer o máximo possível quando havia alimento disponível para guardar energia, principalmente, em forma de gordura, para os períodos de escassez.

A situação começa a mudar com a invenção da agricultura, que proporcionava o plantio e a criação de animais e garantia a comida. Com isso, o ser humano começou a engordar, pois passou a se alimentar com mais arroz e trigo (lembra o problema dos carboidratos?), embora continuasse a comer gordura nas carnes.

Com as facilidades inventadas para armazenar e conservar comida, não é mais necessário se entupir de calorias, mas o estrago genético está feito e o corpo continua a pedir mais e mais calorias, como na época das cavernas.

Atualmente, precisamos aprender a controlar o apetite e o que ingerimos para não cairmos na armadilha genética do armazenamento e, também, é claro, para ter um corpo bonito e saudável. As chamadas dietas de desintoxicação pregam períodos com ingestão extremamente reduzida de calorias e de macronutrientes, em alguns casos, até o jejum.

Ao fazer isso você pode emagrecer em um primeiro momento, principalmente, pela perda de água (o corpo não queima mais do que 750 gramas de gordura por semana), mas rapidamente o corpo detecta o estado de privação, desacelera o metabolismo e passa a queimar menos calorias para tentar manter os estoques de gordura.

Adivinha o resultado: em pouco tempo, você volta a engordar e continua com os resíduos e a gordura que tentava eliminar.

Quem pretende fazer uma dieta de desintoxicação de baixíssimas calorias, para um momento de “emergência”, deve planejá-la para durar dois ou três dias, e a partir daí retomar uma alimentação equilibrada.

Agora, gordinhos e gulosos de plantão, por favor, não usem a genética da pré-história como desculpa para a fraqueza da cabeça. Você tem o poder de dominar seu corpo, use-o a seu favor!

Flávio Settanni é educador físico com especialização em musculação estética e performance esportiva, vasto conhecimento em nutrição de resultados e criador do Método Settanni. Com mais de 20 anos de experiência, lidera o grupo de coordenadores e é responsável por manter o padrão técnico da equipe SETT.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.