Buscar

Dois minutos de exercício intenso por semana podem melhorar saúde de idosos

Os investigadores da Universidade Abertay, concluíram que com apenas duas sessões semanais de exercícios físicos intensos - com um minuto cada - a aptidão física e a saúde dos voluntários melhorou drasticamente. As atividades diárias passaram a ser realizadas com mais facilidade e a pressão arterial baixou em 9%. O estudo envolveu seis homens e seis mulheres, com mais de 60 anos, que foram acompanhados ao longo de seis semanas.

Segundo o investigador John Babraj, os treinos mais reduzidos em termos de tempo e mas mais intensos em termos de esforço podem melhorar significativamente a saúde e a qualidade de vida dos mais idosos: Quando dá o seu máximo, independentemente da velocidade em que se encontra, vai melhorar a sua saúde.

Estes exercícios de alta intensidade e de curta duração aliviam os problemas de saúde que vão surgindo nesta idade. Muitas doenças estão associadas com o comportamento sedentário - como doenças cardiovasculares e diatebes - mas se mantivermos as pessoas ativas e em funcionamento, poderemos reduzir o risco dessas doenças. 

Um dos exercícios consistia, por exemplo em seis sprints de seis segundos com um minuto de descanso, na bicicleta. Decorridas as seis semanas do estudo, os envolvidos já conseguiam fazer 10 desses sprints por semana.

O estudo foi publicado na revista da Sociedade Americana de Geriatria.

Babraj alerta, no entanto, para a necessidade de se consultar um médico antes de se iniciar este tipo de exercícios. Os treinos de grande intensidade não são recomendados para todas as pessoas, tendo havido já casos de problemas de saúde.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.