Buscar

É gordo? A culpa é do esperma do seu pai !

O peso dos homens afecta directamente os genes no esperma ligados ao apetite e ao desenvolvimento cerebral

Tem culpado aquilo que come pelo seu excesso de peso? Pode haver uma razão para ter tanto apetite e tendência para engordar: o seu pai.

É que o esperma dos homens gordos e dos homens magros têm genes diferentes, relacionados com o controlo do apetite e o desenvolvimento cerebral, que são passados aos filhos.

As conclusões são de um estudo holandês que ajuda a perceber porque é que os filhos de pais obesos tendem a ter problemas de peso e porque é que o autismo é mais frequente em crianças cujos pais têm excesso de gordura. Não são só as futuras mães que precisam de ter atenção à sua dieta!

Nesta investigação da Universidade de Copenhaga, os cientistas observaram o esperma de 13 homens magros e de dez homens obesos, para observar as marcas epigenéticas do ADN, aquelas que são passadas para a geração futura.

A pesquisa revelou diferenças em mais de 9 mil genes. Mas estas não são permanentes.

O esperma dos homens obesos começa a alterar-se a partir de uma semana após estes fazerem cirurgias para redução do peso, escreveu o jornal Cell Metabolism. O que quer dizer que começou a tornar-se mais semelhante ao dos homens magros.

O investigador Romain Barrès afirmou que estas conclusões podem contribuir para a mudança de comportamentos, em especial do pai durante a pré-concepção.

Actualmente, é sobre as mulheres que recai a pressão para fazer uma alimentação mais saudável.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.