Buscar

Em uma semana, MS passa de 12 para 22 cidades com risco alto para Covid-19

Campo Grande e região voltaram a figurar entre cidades na "zona vermelha", de alto risco para a doença. Recomendação é de que apenas atividades essenciais e não essenciais de baixo risco sejam realizadas nas cidades com grau alto no Prosseguir.

Cb image default
Foto: Governo do Estado/Reprodução

O estado de Mato Grosso do Sul passou de 12 para 22 cidades com grau alto de risco para Covid-19 de acordo com o programa Prosseguir do Governo do Estado, divulgado nesta quinta-feira (26). O programa mede o grau de risco para a Covid-19 com base em uma série de parâmetros e recomenda a partir da classificação em bandeiras quais ações devem ser adotadas e atividades podem funcionar.

De acordo com a atualização semanal do Prosseguir, 13 municípios estão com classificação amarela, o que indica grau tolerável e os outras 44 cidades estão com bandeira laranja, o que significa grau moderado de risco. A situação que mais preocupa é da capital Campo Grande, que voltou a figurar com bandeira vermelha após cerca de dois meses.

Nos últimos dias, os casos de Covid-19 na capital voltaram a subir e Campo Grande já é a segunda cidade no estado em incidência de coronavírus, com 4.871 casos a cada 100 mil habitantes, conforme boletim epidemiológico desta quinta-feira (26). Com o aumento, a taxa de ocupação Global de Leitos UTI SUS na macrorregião de Campo Grande atingiram 91%, nível alarmante, de acordo com as autoridades de saúde. O município também é recordista de casos no estado, com 43.326 e óbitos, com 758.

Os municípios de Antônio João, Amambai, Aral Moreira, Bela Vista, Chapadão do Sul, Eldorado, Figueirão, Glória de Dourados, Jaraguari, Nova Alvorada do Sul, Paranaíba, Ribas do Rio Pardo, Rio Negro, Rio Verde de Mato Grosso, Sidrolândia e Taquarussu foram os outros que entraram na bandeira vermelha nesta semana.

Bataguassu, Guia Lopes da Laguna, Itaquiraí, Sonora e Três Lagoas foram rebaixados de classificação e agora estão com bandeira laranja. De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde (SES), o estado de Mato Grosso do Sul registrou 95.193 casos de Covid-19 desde o início da pandemia, com 1.738 óbitos.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.