Buscar

Embora autorizada, Santa Casa ainda não começou transplante

Até março eram 400 pacientes renais na fila, hoje, apenas 4; hospital exige novos exames dos doentes

Renais crônicos estariam com receio do procedimento do transplante do rim por desconfiar da estrutura do hospital (Foto: )

Em Mato Grosso do Sul são feitos dois tipos de transplantes de órgãos: córneas e rins, e apesar de ter retomado o transplante renal em março deste ano, o serviço ainda não funciona na Santa Casa de Campo Grande. A fila de pacientes que aguardavam pela cirurgia da substituição do órgão, já superava a marca de 400 pessoas na lista de espera, que foi reiniciada, e agora, conta com apenas quatro pacientes. Alguns renais receiam pelo pior durante o procedimento. 

A Santa Casa de Campo Grande também está habilitada a fazer o transplante de córnea, mas sem fazer as adequações recomendadas pela Vigilância Sanitária, teve o serviço também suspenso, de modo que hoje, o Hospital São Julião é o único de todo o Estado que realiza as cirurgias dos novos órgãos, e sozinho, trabalha com fila praticamente zerada. Enquanto o pouco que existe, não funciona, pacientes vivem o drama da espera pelos órgãos que podem salvar suas vidas.

O secretário-adjunto de saúde do Estado, Lívio Leite, diz que a pasta sabe das recomendações feitas pela Vigilância Sanitária, mas desconhece porquê a Santa Casa não realiza as modificações necessárias ou porquê o serviço de transplantes está inativo no hospital. “A ampliação dos transplantes hoje não é sonho. É um pedido do governador que nós já estamos viabilizando. Vamos trabalhar para poder garantir um atendimento de qualidade aqui, sem a necessidade de depender tanto de outros Estados”, afirmou Livio. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.