Buscar

Estudo mostra mutação do mosquito da dengue que também já se reproduz em água suja

(Foto: Jose Pereira / Sidrolandia News)

Na campanha interna desenvolvida pela Beneficência Portuguesa “Beba Água – uma campanha pela saúde”, com informações sobre a importância da água para o corpo humano, com o objetivo de estimular funcionários, pacientes, colaboradores e visitantes a consumir água, lembrando que esse líquido é vital para saúde, beleza e principalmente, sobrevivência, abre parêntese para importante informação do Ministério da Saúde sobre o mosquito da dengue que de acordo com recente pesquisa, também se prolifera em água suja.

A água, elemento essencial para a existência e saúde dos seres vivos, é também fator primordial para o desenvolvimento de algumas doenças, como por exemplo, a Dengue. Se em passado recente acreditávamos que o Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue só proliferava em água limpa, uma recente pesquisa realizada pela Superintendência de Controle de Endemias de São Paulo, mostra que o mosquito não se reproduz apenas em água limpa.

O estudo comprovou uma mutação no mosquito que larvas do Aedes aegypti, que até então só se reproduzia em água limpa. Durante o trabalho de campo realizado em São Sebastião, litoral norte de São Paulo, a pesquisadora responsável, Marylene Brito, encontrou mais de trezentos pontos infestados com algum tipo de sal ou produto químico, como resíduos de tinta e restos de óleo, evidenciando que as larvas do mosquito também se desenvolvem em ambientes sujos e até em água salgada.

“O mosquito está evoluindo. Todas as espécies tentam manter sua população. Se não encontram o ambiente que preferiam antes, acabam se adaptando ao que existe.”, explicou a pesquisadora.

Os resultados apontados pela pesquisa reforçam o apelo do Ministério da Saúde para que a população tome cuidado com qualquer água parada e o alerta à população volta a ser insistente para que não haja trégua ao combate ao Aedes aegypti.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.