Buscar

Estudos mostram que o consumo de ovos ajuda a atrasar perda de massa muscular em idosos

Nutricionista do Instituto Ovos Brasil lembra: Sarcopenia, síndrome em que ocorre a perda gradual de força, está relacionada também à nutrição

Cb image default
Divulgação

No Brasil, os cuidados com a alimentação na terceira idade têm ganhado mais importância, já que de acordo do IBGE, estima-se que até 2025 haverá algo em torno de 33 milhões de idosos e o País será o 6º com o maior número de idosos no mundo.

Como lembra a nutricionista Lúcia Endriukaite, do Instituto Ovos Brasil, no processo de envelhecimento natural ocorre a perda gradual de massa muscular e força, que também está ligada, além de alterações hormonais, a condições nutricionais. Esta enfermidade é chamada de sarcopenia e atinge também a coordenação de movimentos, causando ainda um maior risco de quedas. “Entre os diversos fatores associados à sarcopenia, a nutrição tem um papel relevante, pois nem sempre o idoso possui uma alimentação equilibrada”, afirma a nutricionista, que lembra: “O ovo é um alimento fonte de proteína, cerca de 6 g por unidade e pode contribuir para a manutenção da massa magra dos idosos. O alimento tem uma fácil digestibilidade e pode se transformar em diversas preparações”.

Lúcia explica que o idoso precisa ingerir uma maior quantidade de proteínas, cerca de 1,2g / kg de peso, porque existe um declínio da resposta anabólica e condições catabólicas associadas a doenças agudas e crônicas que ocorrem com a idade.

O ovo é um alimento fonte de proteína, cerca de 6 g por unidade e pode contribuir para a manutenção da massa magra dos idosos.

O Instituto Ovos Brasil, entidade sem fins lucrativos que trabalha para divulgar os benefícios dos ovos, ressalta que este alimento é rico em nutrientes, apresentando as vitaminas lipossolúveis A, E, K e é um dos poucos que apresentam vitamina D na sua composição. Além disso, o ovo contém as vitaminas do complexo B e entre elas a colina, fundamental para a transmissão do impulso nervoso e cognição.

A adição do ovo na alimentação pode colaborar com selênio, zinco, magnésio, ferro – nutrientes fundamentais para o organismo. Luteína e zeaxantina são outros dois nutrientes presentes na gema do ovo e são fundamentais para a proteção dos olhos.

Lúcia Endriukaite afirma: “O ovo é um alimento muito nutritivo, saboroso, de fácil preparo e pode colaborar com nutrientes importantes para a vida do idoso”.

Sobre o IOB

O Instituto Ovos Brasil é uma entidade sem fins lucrativos criada em 2007 com objetivo de esclarecer a população sobre as propriedades nutricionais do ovo, os benefícios que este alimento proporciona à saúde, além de desfazer mitos sobre seu consumo. O IOB tem atuação em todo o território nacional e hoje é referência em informação sobre ovos no Brasil. O site da instituição (www.ovosbrasil.com.br) reúne campanhas, dados, pesquisas e artigos de credibilidade para o público em geral e profissionais das mais diversas áreas.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.