Buscar

Falta de equipamento em hospital de SP obriga médicos a retirarem olho de pacientes com câncer

Falta de equipamento em hospital público de São Paulo obriga médicos a retirarem olho de pacientes com câncer no órgão. A placa de braqueterapia tem o custo de R$ 70 mil e poderia evitar tal procedimento, caso fosse reposta. Segundo informações, a ferramenta não é substituída há dois anos.

Importada da Alemanha, a placa funciona por um ano e pode atender até 50 pacientes neste período, segundo o médico Rubens Belfort Neto, chefe do setor de oncologia ocular da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), responsável pelo Hospital São Paulo e a Escola Paulista de Medicina. “A gente briga mas a resposta do hospital é que não tem dinheiro.

A consequência é que pacientes com diagnóstico positivo para tumores malignos no olho precisam necessariamente passar pelo trauma estético e psicológico de ficar cego.

Atualmente nenhum hospital faz este tipo de atendimento no país através do SUS. O único que atendia era o de São Paulo. Mas pela falta de investimento e estrutura, o descaso tomou conta, revela Belfort Neto.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.