Buscar

Fitness Um minuto de exercício intenso é bom para os idosos

O estudo de uma universidade escocesa, Universidade de Abertay em Dundee, indica que duas sessões semanais de um minuto intenso de exercício pode melhorar a saúde física dos idosos, conta o i.

A Universidade de Abertay, na Escócia teve a ideia de testar um programa de exercício que deixa de fora a resistência e aposta na intensidade, de forma a perceber se teria efeitos na vida de pessoas com mais de 60 anos. Após seis semanas de exercício perceberam que realmente tem impacto na saúde dos mais idosos, avança o i.

Bastaram duas sessões semanais de menos de uma hora ao longo de seis semanas e houve uma evolução de um grupo de 12 homens e mulheres. Além de ter havido uma redução muito significativa da pressão sanguínea e de uma melhoria na condição física.

As tarefas domésticas como levantar a cadeira, carregar os sacos das compras ou passear o cão ajuda bastante. Chamam-lhe de treino de alta intensidade.

O líder da investigação, John Brabaj seguiu num laboratório o ritmo dos seis homens e seis mulheres e colocou-os a correr numa bicicleta intensamente, por apenas seis segundos e seguiam-se minutos de descanso, para dar tempo de recuperar.

Inicialmente faziam seis prints, no final já faziam 12 e dez, num minuto a pressão arterial foi caindo até chegar aos 9%.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.