Buscar

Hospital do trauma em Campo Grande é inaugurado após 20 anos

Depois de mais de 20 anos aconteceu a inauguração do Hospital do Trauma, que foi construído em anexo à Santa Casa de Campo Grande

Cb image default
Divulgação

Depois de mais de 20 anos aconteceu na manhã deste domingo (25) a inauguração do Hospital do Trauma, que foi construído em anexo à Santa Casa de Campo Grande. A obra será destinada ao atendimento de pacientes politraumatizados em média de alta complexidade, especialmente aqueles que foram vítimas de acidentes de trânsito. A expectativa, segundo o presidente da Associação Beneficente de Campo Grande (ABCG), Esacheu nascimento, é de que o prédio entre em funcionamento no prazo de dois meses. Mais de R$ 6 milhões foram investidos em equipamentos. O atual prefeito de Campo Grande, Marquinhos Trad, destacou que tudo isso só foi possível graças ao dinheiro da população. “Tudo isso aqui foi construído com o dinheiro de vocês. Tudo isso aqui se deve a aplicação dos impostos de vocês”. 

“Estamos entregando toda a estrutura física com quase 85% a 90% dos equipamentos e faltando apenas o ponto financeiro para iniciar a abertura para atendimento à população. A entrega do prédio, que estava enterrada há 20 anos, vira realidade em Campo Grande” continuou destacando Marquinhos Trad, que ainda disse que a unidade não resolve a saúde de Campo Grande, mas ajuda a desafogar os hospitais. Para o Ministro da Secretaria de Governo, Carlos Marun, o Hospital vai mudar a vida da saúde em Campo Grande, pois estão desobstruindo os atendimentos na Capital. “Essa é uma obra entregue a população de Campo Grande” disse Marun antes de parabenizar o Ministro da Saúde, Ricardo Barros, pela sua passagem pelo governo. Ricardo Barros por sua vez contou que todos estavam comemorando a realização de mais um sonho. “250 mil agentes comunitários de saúde serão qualificados em técnicos de enfermagem pago pelo Governo Federal. Mais de 1 bilhão em investimento em qualificação desses profissionais para que tenham mais resolutividade na visita domiciliar” informou o ministro da saúde. O Governador de Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja, afirmou que mais projetos, até o fim do ano, serão entregues no Estado para que tudo não precise vir só para Campo Grande, assim evitando um congestionamento de atendimento na Capital “O dinheiro do povo deve retornar ao povo. Só que tem que retornar na prioridade do povo, e saúde é a prioridade da população brasileira hoje. Não é retornar em obras mirabolantes que não atende a necessidade do povo. [...] O que importa dentro desse prédio é o atendimento das pessoas” destacou Azambuja. No fim do evento, ministro da saúde, governador e autoridades visitaram o hospital para acidentados para conhecer os 10 leitos de UTI e os equipamentos do centro cirúrgico e da enfermaria. Hospital do Trauma – A construção da unidade hospitalar, que foi paralisada por diversas vezes desde a sua previsão inicial, em meados da década de 90, somente foi retomada no fim de 2015 como resultado da atuação do Ministério Público Federal em Mato Grosso do Sul (MPF/MS) 

A unidade contará com 100 leitos de internação, dez UTIs, cinco salas cirúrgicas, duas salas para pequenos procedimentos cirúrgicos, três salas de observação com 15 leitos, três consultórios, duas salas de odontologia, duas de radiologia, uma sala de fisioterapia, uma sala da reabilitação, uma de tomografia, sala de emergência e área para recebimento de ambulâncias. A correta aplicação dos recursos públicos e o cumprimento das obrigações assumidas pelos entes com vistas à construção da obra prosseguem como objeto de investigação e acompanhamento do Ministério Público Federal.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.