Buscar

Iridologia: o que é e como funciona?

Para os iridólogos, os olhos tem mais funções além da visão. Eles podem servir como indicadores de doenças. Saiba como funciona a iridologia no diagnóstico e prevenção de doenças.

Cb image default
Divulgação

É a ciência que estuda a íris do olho, de modo que através desta análise é possível diagnosticar doenças. Esta técnica é usada na medicina natural ou alternativa e sua tradição já esta presente há muito tempo na China e Grécia, e vem se aperfeiçoando cada vez mais. Foi o médico homeopata, o Dr. Ignatz Von Peczely. que no século XIX, criou a iridologia ocidental.

A iridologia irá atuar descobrindo eventuais desequilíbrios no organismo. Esta técnica permite o terapeuta olhar através da íris todo o funcionamento do organismo.

Com a diagnose pode-se verificar se o paciente apresenta alguma doença ou disfunção, ou até se expressa uma inflamação no órgão. Muitos iridologistas afirmam que através da íris é possível detectar a saúde como um todo.

Em Sidrolândia o Terapeuta Holístico, Jonis da Silva Souza atende na área de Iridologia.

Seu consultório está localizado na Rua Thomás Cáceres, 740 no Bairro São Sento. Além do atendimento Jonis também atua com a venda dos produtos naturais.

Como é feito o diagnóstico?

A iridologia é uma prática antiga que recentemente está ganhando aval da comunidade científica, apesar de muitos médicos contestarem afirmando que ela não é tão eficaz como se diz. Vale ressaltar que a técnica não é reconhecida pelo Conselho Federal da Medicina.

Antes da consulta, o paciente responde algumas perguntas através da anamnese, e posteriormente é utilizada uma câmera com equipamento de alta resolução para captar a imagem dos olhos do paciente.

O diagnóstico é feito por um profissional capacitado que irá observar as fibras e a cor da íris. Com isso, ele consegue verificar se há uma alteração em algum órgão do corpo. Os especialistas afirmam que pela íris do olho pode-se notar alterações resultantes de medicamento, depósitos de droga e até os hábitos dos pacientes.

Para chegar aos resultados, os iridologistas fazem uso de gráficos da íris para detectar quais partes do corpo estão saudáveis, doloridas ou doentes. Na íris é possível encontrar as diversas camadas desde o branco até o preto. O branco representa o estado agudo da doença, já o preto o estado crônico.

Benefícios da iridologia

O paciente tem uma consciência geral da saúde;

Sabe quais órgãos estão ativos;

Conhece melhor as condições do seu sistema nervoso e digestivo,

Vai mostrar as partes do seu corpo que podem estar com problemas;

Pode apontar uma inflamação presente no organismo, caso exista.

Assunto em questão

Apesar de seus benefícios e sua procura estar aumentando pelo número de pacientes que cresce a cada ano, não existe uma comprovação científica que comprove a utilidade da iridologia. Mas mesmo não havendo a comprovação, também não há como se afirmar que a técnica faz mal ou prejudique o paciente.

Alguns médicos tradicionais reconhecem que através do olho é possível detectar doenças, mas eles garantem que esta não é a única saída e que o melhor a fazer, são os exames. Já nos Estados Unidos alguns médicos descrevem a iridologia como uma importante ferramenta de diagnóstico. Cada cultura com suas aceitações.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.