Buscar

Irmãos com doença rara recebem transplantes de coração com 48 horas de diferença

Os irmãos têm uma doença cardíaca, genética e rara chamada Doença de Danon.

Cb image default
Istoé

Neste fim de semana, dois irmãos de Garça, em São Paulo, receberam transplantes de coração. Em um intervalo de 48 horas, Gustavo e Paloma, de 18 e 19 anos, encontraram doadores compatíveis e realizaram o procedimento no Hospital das Clínicas de Botucatu.

Os irmãos têm uma doença cardíaca, genética e rara chamada Doença de Danon. De acordo com Marcello Felício, coordenador clínico do programa de transplante cardíaco do HC da Unesp, essa doença tem um componente genético que é passado pelo lado materno. “Essa doença acomete o coração, causando uma hipertrofia do músculo cardíaco. O músculo fica mais espessado e, em alguns casos, o coração pode também dilatar. Está associado a arritmias graves e muitos pacientes apresentam também morte súbita”, explicou.

Segundo o G1, Gustavo conseguiu um doador compatível primeiro. Na última sexta-feira (09), o órgão foi transportado do Paraná pela Força Aérea Brasileira. Já no último domingo (11), foi a vez de Paloma conseguir um coração compatível.

Noeli Rodrigues de Souza, mãe dos jovens, perdeu um filho, de 15 anos, com a mesma doença no ano passado. Para ela, Gustavo e Paloma tiveram uma rara oportunidade de receber os corações. “Como eu passei por um óbito dentro de casa, eu tinha muito medo de ver mais dois, então esse milagre que aconteceu dentro desses sete dias foi tremendo para mim. Até a medicina ficou abismada com o que aconteceu. No meio de uma pandemia aparecer dois corações assim para os dois irmãos, […] foi muito lindo, não canso de agradecer”, disse.

De acordo com Noeli, os irmãos estão bem e se recuperam na mesma UTI no Hospital das Clínicas de Botucatu.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.