Buscar

Jeito correto de lavar frutas e legumes previne verminoses: aprenda

Para evitar que esses seres microscópios se propaguem, é importante lavar muito bem os alimentos.

Cb image default
Romiana Lee/shutterstock

Legumes e frutas são fontes naturais de nutrientes e vitaminas e, por assim ser, servem como refeição tanto para seres humanos como também para bactérias e micro-organismo. Para evitar que esses seres microscópios se propaguem, é importante lavar muito bem os alimentos.

Higienização dos alimentos

De acordo com a nutricionista Patrícia Davidson Haiat, a correta higienização de frutas e vegetais, principalmente os que serão consumidos crus e com casca, pode reduzir em até 90% a carga de micro-organismos que estão associados à doenças.

A especialista explica que a lavagem em água corrente é o primeiro passo e já reduz em até 60% a carga microbiana, mas para que a higienização seja eficaz na prevenção de verminoses, é preciso um ingrediente especial.

Lavagem que previne verminoses

Cb image default

© elwynn/Shutterstock elwynn/Shutterstock

Deixar as folhas da verdura e frutas debaixo da água corrente não é suficiente para eliminar resíduos e bactérias ali presentes. De acordo com Patrícia, o uso combinado de peróxido de hidrogênio (água oxigenada) e vinagre é uma ótima estratégia para reduzir os micro-organismos nos alimentos em até 90%, contribuindo para o controle de verminoses, episódios de diarreia, vômitos e mal-estar.

Como fazer?

Cb image default

baibaz/shutterstock baibaz/shutterstock

Lave os vegetais e frutas em água corrente e deixe-os de molho por 15 minutos. Enxague e deixe de molho em 1 litro de água com uma mistura de 2 colheres de sopa de vinagre de vinho tinto e 2 colheres de sopa de peróxido de hidrogênio 3% por mais 15 minutos agitando o recipiente de vez em quando e prontinho. Com esse passo a passo é possível consumir alimentos sem se preocupar com as bactérias.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.