Buscar

Kefir: saiba como garantir o seu superalimento

Interessados em ter os grãos podem ir atrás de doadores na internet

Cb image default

Foto: Shutterstock

Hoje em dia só se fala no poder dos probióticos, alimentos que têm como principal função regular o funcionamento do intestino e, assim, garantir um bem-estar geral para o organismo. No topo dos probióticos está o kefir. É um conjunto de micro-organismos numa combinação de lactobacilos, fungos e bactérias “do bem” que o tornam um superalimento.

Na onda do kefir, muita gente se pergunta onde comprar essa maravilha. Bom, ele não está à venda. Por tradição, seus grãos são doados para serem cultivados em casa. Para garantir os seus "filhotinhos", a melhor forma é ir atrás de doadores. Muitos estão na internet.

É o caso da página "Kefir Espírito Santo", que tem mais de 11 mil membros cadastrados, a maioria doadores. Basta manifestar interesse e encontrar um doador mais perto da sua casa.

Os benefícios do kefir formam uma lista enorme. Pesquisas comprovaram, por exemplo, que ele ajuda a reduzir o mau colesterol e a controlar a pressão arterial. Além disso, já se sabe que ele melhora a imunidade, promove um efeito detox no organismo, protege os ossos e combate alergias.

Consumo

Mas para garantir todos esses benefícios, o kefir tem que ser consumido da forma indicada. “Para preservar todas as suas propriedades, deve-se seguir as etapas de fermentação e consumi-lo fresco, quando as bactérias estão vivas. Se for aquecido, ele perde parte das funções", explica a professora de Nutrição Angela Camila Ghizy.

Uma vez adquiridos os grãos, pode-se ter kefir em casa sempre. Basta cultivá-los em algum meio, como leite - de preferência pasteurizado - ou água com açúcar mascavo. Pode usar outros tipos de leite, como de coco, de arroz, de cabra etc.

Quantidade

Para consumi-lo, o mais indicado é que seja ainda fresco. "Um adulto pode usar o kefir no café da manhã, no lanche da tarde e antes de dormir, em quantidade moderada. Já as crianças podem consumir 2x ao dia, recomendado café da manhã e lanche da tarde. Seu excesso, quando mantido à base de leite, pode atrapalhar a absorção de alguns minerais se consumido perto do almoço ou jantar, pois o cálcio do leite atrapalha a absorção do ferro das carnes. Por isso consuma longe das grandes refeições", indica a nutricionista Estela Reginatto.

Para Angela Ghizy, bastam em média 200 ml por dia para adultos e, em torno da metade para crianças. Mas estudos não apontaram efeitos colaterais graves no consumo elevado. "Foram realizadas pesquisas que avaliaram o efeito do kefir sobre a função renal e a hepática, e os resultados foram muito bons. Não alteraram em nada estes órgãos. Realmente, o Kefir é fantástico. Não é a toa que dizem que ele é o tal 'Maná dos Deuses'", comentou ela.

A sugestão da nutricionista é misturar a frutas ou a granola para melhorar o sabor.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.