Publicado em 24/10/2018 às 14:18, Atualizado em 24/10/2018 às 18:23

Kombucha: chá milenar para uma vida mais saudável

Bebida fermentada virou mania na internet e é feita a partir de uma cultura de microrganismos probióticos

Minha Vida,
Cb image default
Divulgação

Se você já é adepto de um estilo de vida natural e gosta de novidades, já deve ter ouvido falar do kombucha (pronuncia-se "kombutchá"). Na verdade, apesar de estar em alta, a bebida não é nem um pouco nova, já que "sua origem teve os primeiros relatos registrados em 221 a.C., na China", de acordo com a nutricionista Elaine de Pádua. Porém, só agora ela vem se popularizando, graças ao movimento de muitas pessoas em busca de uma vida mais saudável.

A bebida de nome complicado, cuja aparência é similar a um refrigerante natural, se trata de um chá fermentado com sabor ácido e adocicado. "O kombucha é resultado de uma cultura de microrganismos chamada cogumelo de kombucha, zoogleia ou biofilme", conta a nutricionista Natasha Barros.

Também é muito comum encontrar na internet essa cultura sendo chamada de "scoby" e sua aparência é similar à de uma panqueca pegajosa, podendo ser um pouco estranho à primeira vista. "A bebida é fermentada por uma massa de microrganismos presente em chás como o verde, mate ou preto e é misturada com água e açúcar", detalha Elaine.

Benefícios do Kombucha

Consumir essa bebida pode trazer benefícios diversos para o organismo e Natasha explica porquê: "O kombucha é probiótico e possui alto índice de antioxidantes, além de muitas vitaminas do complexo B. Essa bebida é, na verdade, uma combinação estratégica de bactérias boas e leveduras".

Além disso, a bebida auxilia a prevenção e recuperação de lesões nas articulações e, graças às vitaminas e probióticos presentes, também pode ser bastante importante para o sistema imunitário. "Ela realiza uma espécie de 'proteção celular' em caso de inflamações e diminuição das defesas. O chá ainda pode ajudar no processo digestivo", revela Natasha.

Eliane completa dizendo que a bebida probiótica ajuda na melhora da pele e no auxílio ao emagrecimento, além de desintoxicar o organismo, melhorar o funcionamento intestinal, a absorção de nutrientes e a diminuição de alergia e intolerâncias alimentares".

Outro ponto positivo é a energia que a bebida oferece no dia a dia, quando consumido regularmente. "Isso se deve ao ferro resultante da fermentação, que melhora o transporte de oxigênio no sangue, e pela teína, que é o equivalente da cafeína presente no chá", completa Natasha.

Como ter o seu kombucha

A forma mais comum de se obter uma pequena colônia é pela doação, conhecendo alguém que já tenha o kombucha. Esse sistema é o mesmo seguido por quem tem kefir, uma vez que eles crescem e se multiplicam. Se você não conhece ninguém que tem, vale entrar em grupos e fóruns da internet onde pessoas que são adeptas da bebida estão reunidas. Quem sabe não acaba encontrando alguém do seu bairro que possa doar?

Como consumir o Kombucha

Por ser probiótica e ter propriedades tão poderosas, a bebida deve ser consumida de forma controlada. Elaine recomenda cautela na quantidade: "É importante lembrar que o consumo não deve ultrapassar mais 300 ml por dia, em adultos", diz ela. Além disso, comece com menores quantidades e vá aumentando o consumo com o passar dos dias.

Existem muitas receitas na internet sobre como fazer o chá de kombucha e, inclusive, as pessoas que doam o scoby costumam instruir quem recebe a doação sobre como realizar o procedimento que pode ser um pouco complexo. O processo consiste, basicamente, em deixar o scoby fermentando dentro do chá adoçado por alguns dias.

O tempo necessário vai variar de acordo com a temperatura do lugar onde se mora e é preciso ir experimentando até notar que a bebida conquistou um sabor levemente azedinho e adocicado, agradável de tomar. Quando a bebida ficar fermentando tempo demais, a tendência é que o sabor fique parecido com um vinagre e isso é sinal de que não está bom para consumo.

Contraindicações do Kombucha

"O kombucha pode ser prejudicial para pessoas hemofílicas e mulheres grávidas ou que estão amamentando. No período de amamentação, ele pode atuar como um potente laxante no sistema digestivo do bebê, o que é prejudicial. Além disso, se durante o preparo o chá mofar e for contaminado por fungos ou bactérias ruins e pode fazer mal à saúde. Ele é contraindicado para diabéticos, gestantes, lactentes, hipertensos, pessoas com problemas gástricos e crianças menores de 6 anos", ressalta Natasha.