Buscar

Lanches que conservam o sangue saudável 

Evitar acúmulo de gordura no sangue é possível fazendo as escolhas certas 

Causaram grande impacto as imagens divulgadas no Diário Digital que mostraram as bolsas de sangue humano doadas ao Hemosul cheias de gordura. Em vez de atender hospitais de Campo Grande -- sempre carentes de sangue para os pacientes -- cerca de 240 bolsas são descartadas todo mês devido ao excesso de gordura. A situação é o reflexo direto da má-alimentação da população da cidade, em parte baseada em fast food e sanduíches. Porém, quem não tem tempo para almoçar o que pode fazer para conservar o sangue limpo e preservar a saúde? Escolher o lanche certo é uma alternativa. 

A nutricionista Lidiane Britts abriu a empresa Medida Certa que faz refeições saudáveis e entrega aonde o cliente estiver. De modo a preservar a saúde do consumidor e poupar-lhe tempo. Ela prepara, inclusive, lanches com pães magros e recheios variados. São receitas saudáveis, nutritivas e saborosas. O preço é outra agradável surpresa, que permite ao cliente gastar menos do que frequentando as redes fast food, por exemplo. 

Porém, quem prefere cuidar sozinho da própria alimentação deve começar repensar as escolhas que faz. “A gordura agrega sabor, mas é preciso reeducar o paladar. Substituir as frituras pelos assados é um bom começo”, sugere. A nutricionista propõe exercitar o que ela chama de redução de danos. “Posso pedir um x-salada em vez de um x-tudo. No lugar de refrigerante, optar pelo suco, ou, caso não tenha, pedir o refrigerante zero. O sanduíche, eu posso solicitar sem maionese, bacon ou carne. Os próprios fast food já têm a linha light e o preço nem é tão diferenciado assim”, aponta.

A gordura do sangue, segundo ela, também está diretamente relacionada ao estilo de vida das pessoas. “Se ele frequenta churrascarias, pode pedir carnes magras. Mas, escolhe a gorda por opção”, cita. A nutricionista menciona ainda a dificuldade que a população tem de incluir frutas no cardápio, em parte motivada pela falsa crença de que custa caro. “Você só precisa saber escolher. As frutas da época são baratas”, ensina. Segundo ela, é preciso atentar ainda para a gordura proveniente dos temperos enlatados – que são ricos em sódio e ainda tem conservantes. 

Sem frituras – Na cozinha do Medida Certa, no Jardim Presidente, nada é frito, mas a deliciosa mistura de cheiros no local é a primeira prova de quanto os assados podem satisfazer o paladar. A coxinha de frango feita com massa de batata doce e recheio de frango vai ao forno e sai de lá saborosa. Lidiane as chama de coxinhas fit. O acompanhamento é um pouco de mostarda leve. Catchup não é recomendável, por que, segundo a profissional tem muito açúcar. 

Os lanches que ela prepara também são pura saúde. Lidiane mesma faz as pastas para rechear o pão francês ou o pão sírio, conforme a escolha do cliente. As pastas são feitas com ingredientes naturais. Uma delas leva cheiro verde e legumes. Duas fatias de presunto e alface completam o lanche. O sanduíche que acompanha um suco natural custa cerca de R$ 7,00 e pode ser entregue aonde o cliente quiser, sem taxas adicionais. 

Mais do que servir comida, a equipe do Medida Certa estuda as necessidades do cliente antes de fornecer o alimento. “Fazemos um contato para identificar o que o cliente precisa. Para facilitar, a gente exclui logo aquilo que o cliente não gosta de comer”, explica. Quem contratar o serviço completo poderá contar com seis refeições personalizadas: café da manhã, lanche da manhã, almoço, lanche da tarde, jantar e ceia. O preço é de R$ 53,00 por dia. Há ainda no cardápio, a possibilidade de encomendar menos refeições, as refeições especiais e ou apenas os lanches. O atendimento pode ser obtido pelos telefones 3045-4006/9646-3585.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.