Buscar

Mais proteína pela manhã para maior ganho de massa muscular

Atenção ao café da manhã: fisiologistas Turibio Barros e Gerseli Angeli explicam estudo japonês sobre como a distribuição proteica ao longo do dia influencia na hipertrofia

Cb image default

Café da manhã proteico — Foto: Istock Getty Images

Num estudo japonês de 12 semanas publicado em 2020, 26 voluntários foram divididos em dois grupos de acordo com a distribuição do consumo de proteínas ao longo do dia.

O grupo HIGH PRO BREAKFAST recebeu três refeições (café da manhã, almoço e jantar) ricas em proteínas: 22,3g no café da manhã (0,33g/kg), 31,8g no almoço (0,46g/kg) e 32,4g no jantar (0,48g/kg), perfazendo um total de 1.3g de proteína por quilo de peso corporal por dia.

O grupo LOW PRO BREAKFAST recebeu um café da manhã pobre em proteínas (7,7g – 0,12g/kg)), um almoço rico em proteínas (30g – 0,45g/kg) e um jantar com uma quantidade bem grande de proteínas (55,4g – 0,83g/kg), perfazendo 1,45 g/kg de peso por dia.

Estatisticamente não houve diferença significativa entre a quantidade total de proteínas e calorias consumidas entre os grupos. Durante as 12 semanas, todos os voluntários foram submetidos a um programa de treinamento resistido três vezes por semana.

Ao fim das 12 semanas, ambos os grupos aumentaram significativamente a massa muscular, com o grupo High Pro Breakfast tendendo a apresentar maiores ganhos - mesmo tendo recebido um pouco menos de proteínas ao longo do dia, mas com maior concentração pela manhã, no café da manhã.

Os resultados do estudo nos levam a crer que muito possivelmente os resultados em termos de ganho de massa muscular teriam sido mais expressivos com uma readequação da quantidade diária de proteína oferecida para pelo menos 1,6-1,8 g/kg de peso (como sugere a maioria das pesquisas), com um aumento ainda maior da quantidade de proteína consumida no café da manhã e a inclusão de mais um lanche proteico ao longo do dia.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.