Buscar

Mato Grosso do Sul já tem 15 casos de morte causados pela gripe neste ano

Em uma semana, duas pessoas morreram com casos de Influenza

Cb image default
Divulgação

De janeiro até a primeira semana de junho, Mato Grosso do Sul registrou 15 mortes por Influenza. Desde a divulgação do último relatório, há uma semana, mais duas pessoas morreram e o número já representa 250% das mortes por gripe registradas no ano passado (6). Os dados são do boletim epidemiológico da SES (Secretaria de Estado de Saúde).

Apesar do aumento, o número ainda é bem menor do que os dados de 2016, quando 103 pessoas morreram com casos de gripe. Segundo o boletim, há 190 casos de Influenza foram confirmados no estado até então, sendo 53 casos de Influenza A H1N1, 24 casos de Influenza A não subtipado, 99 casos de Influenza A H3N2 e 14 casos de Influenza B.

Ainda segundo o boletim divulgado pela SES, Mato Grosso do Sul registrou 505 notificações, e houve a confirmação de 190 casos. As cidades com maior número de casos confirmados de Influenza são Campo Grande (92), Naviraí (10), Sidrolândia (9) e Bonito (8).

A Secretaria de Estado de Saúde alerta sobre os sintomas da gripe: febre, tosse, dor de garganta e dores nas articulações, musculares ou de cabeça. “É fundamental ao apresentar esses sinais, procurar atendimento no início dos sintomas favorecendo o tratamento oportuno (em até 48 horas)”.

Os pacientes devem ficar atentos para diferenciar os casos de resfriado e gripe. “O resfriado geralmente é mais brando que a gripe e pode durar de 2 a 4 dias. Também apresenta sintomas relacionados ao comprometimento das vias aéreas superiores, mas a febre é menos comum e, quando presente, é de baixa intensidade”, diz a SES.

Campanha de Vacinação

A Campanha de Vacinação contra a Gripe foi prorrogada em Campo Grande e segue até o dia 15 de junho. Até dia 24 de maio já haviam sido imunizadas 145.487 pessoas, o que representa 74,58% da meta da Capital, que é de imunizar cerca de 197 mil até o final da Campanha.

A vacinação está disponível nas 66 UBS (Unidades Básicas de Saúde) e de UBSF (Unidades Básicas de Saúde da Família) das 7h15 às 11h e das 13h às 16h45.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.