Buscar

Menina de 8 anos apresenta sintomas do Zika Vírus ao retornar do nordeste

Criança chegou na Capital no último dia 12 foi consultada no dia 13 e seguiu para Corumbá

Uma menina, de 8 anos, moradora em Corumbá a 444 quilômetros da Capital apresentou sintomas semelhantes ao do Zika Vírus, dez dias depois de retornar de uma viagem à cidade de Monteiro, na Paraíba. O estado nordestino vive uma epidemia da doença causada pelo mosquito Aedes aegypti, que também transmite a dengue e a chikungunya.

De acordo com a Secretaria de Saúde da Prefeitura de Corumbá, a criança foi atendida e tratada somente em nível ambulatorial, sem necessitar de internação, já que o seu estado em geral é bom. A criança chegou a Campo Grande no dia 12 de dezembro, vindo do estado que já notificou 371 casos da microcefalia até o último dia 20. Os primeiros sintomas, como febre e dores articulares foram sentidos no dia 13.

A menina foi consultada no Centro Regional de Saúde Guanandi, foi medicada e liberada, viajando para Corumbá em seguida. Já em Corumbá, no dia 14, a paciente apresentou manchas pelo corpo, febre de até 39,2º e o aumento das dores articulares, tendo sido encaminhada à rede privada. 

Somente no dia 18 de dezembro, quando confirmado clinicamente o caso de zika vírus importado é que o setor da Vigilância Epidemiológica de Corumbá tomou conhecimento do caso e repassou as informações à Secretaria de Saúde do Estado.

A Secretaria de Saúde do Município de Corumbá e Ladário já desenvolviam ações de controle de vetores com bloqueio químico e mecânico, já que a criança reside na divisa entre as duas cidades pantaneiras. A Prefeitura de Corumbá realiza uma mega ação de combate ao mosquito Aedes aegipty, transmissor da dengue, da febre chikungunya e da zika vírus. A cidade já notificou 753 casos de dengue, com 24 positivos, e 21 da febre chikungunya, com seis confirmados e oito aguardando resultado de exame.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.