Buscar

Menino de 5 anos luta contra o tempo e o Estado pelo direito a um transplante de coração 

Como única alternativa de continuar vivendo, Danilo busca na justiça uma vaga na fila de transplantes pelo SUS 

Danilo têm 5 anos e vive a rotina agitada das crianças de sua idade: estuda, brinca, se alimenta, joga vídeo game. No entanto, cada uma das atividades por ele praticada é uma vitória. Antes mesmo de nascer, foi diagnosticado com graves problemas cardíacos Cardiopatia Congênita 2C. Ele já passou por 5 cirurgias incluindo a implantação do marca-passo, além do acompanhamento médico intensivo, com especialistas em Campo Grande/MS e em São Paulo/SP. No entanto, o caso de Danilo se agravou. Há 40 dias durante uma bateria de exames de rotina verificou-se que seu coração estaria funcionando com apenas 15% da capacidade total. O que resultou em diversas internações e o afastamento da escola. 

O médico pediu pra eu levar meu menininho pra casa, curtir os dias com ele, ou seja desenganou o Danilo. Mas, como vou desistir do meu filho? Ele está aqui, ele está vivo! Relata a mãe.

Hoje 15/05/2015, Danilo completa uma semana de internação na Santa Casa de Campo Grande – MS, agora a única esperança de Danilo é um transplante de coração. Ele precisa ser transferido urgentemente para o estado de São Paulo a fim de realizar os exames necessários para poder entrar na fila de transplante de coração pelo Sus (Sistema Único de Saúde). 

Foi aí que sua mãe Silvana Moraes de 35 anos começou uma corrida  contra o tempo.

Peguei o laudo médico, fui na central de regulação de nosso estado que já preparou todo o transporte de UTI Aérea para levar o Danilo, só que ao entrar em contato com a central de regulação de São Paulo, informaram que não havia vaga no Hospital Beneficência Portuguesa para receber o meu filho comenta.

Se não bastasse a falta de vaga, Silvania foi orientada a procurar a Defensoria Pública do Estado para entrar com uma liminar e assim conseguir mais rápido uma vaga no Hospital em São Paulo, porém a situação era mais complexa do que ela imaginava. A defensora me explicou que nosso estado não tem convenio emergencial com o estado de São Paulo para poder transferi-lo, o convenio firmado só cobre casos ambulatoriais. Então entrei com uma liminar contra o nosso estado, pedindo providencias para posteriormente solicitarem uma vaga. 
O problema é que isso é burocracia e meu filho não tem tempo, ele tem vida e precisa de um coração afirma desesperada.Silvania é uma mulher de fé, e seu filho um exemplo de luta e superação. Danilo sempre surpreendeu as expectativas médicas. Desde a gravidez foram dias de alegrias e tristezas, apreensão e comemoração. Danilo nasceu lindo, mas com pouco tempo de vida teve que passar pela primeira cirurgia no coração. Logo ele já estava se alimentando bem e crescendo. No entanto, vieram as outras e outras cirurgias, porém seguidas de uma recuperação e uma determinação que os médicos não entendiam como ele ainda estava conosco. 
Danilo sempre lutou! E com a inocência de uma criança enxergava tudo de uma maneira tão simples, meses internado, consultas repetitivas, remédios controlados, tudo para ele era tão fácil, sempre com aquele sorriso lindo. Eu vou fazer de tudo e tenho fé em Deus que tudo vai ficar bem para o meu menininho conta. Para finalizar Silvania pede que as autoridades do estado de Mato Grosso do Sul e de São Paulo se sensibilizem e concedam essa chance ao pequeno Danilo.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.