Buscar

Mortes por Covid caem 35% nos 10 primeiros dias de maio em relação a abril

Houve queda em relação ao mesmo período de abril. Para especialista, contudo, é necessário cautela para flexibilizar medidas de restrição

Cb image default
 

Os 10 primeiros dias de maio registraram queda de 35% no número de mortes provocadas pela Covid-19 no Brasil em comparação ao mesmo período de abril. No início de maio, foram notificados 19.358 óbitos provocados pela doença, contra 29.819 no mesmo período de abril – mês mais letal da pandemia no país até agora.

O número de infectados pelo coronavírus também diminuiu. A redução de contaminados no período foi de 20,8%, segundo análise feita pelo (M)Dados, núcleo de análise de grande volume de informações do Metrópoles. Nos 10 primeiros dias de abril, foram 696.259 ante 550.979, no início de maio.

Embora o total registrado seja menor, para o especialista Rafael Lopes, membro do Observatório Covid-19 BR, é preciso atenção na hora de analisá-lo. O especialista acompanha os dados da pandemia desde o começo da crise no país e chama a atenção para o represamento das informações.

“Devemos olhar com atenção, pois muitos casos e óbitos entram nos sistemas governamentais apenas alguns dias, e até meses depois. Podemos estar vivenciando, sim, uma pequena queda, mas precisamos esperar algum tempo para saber se ela é efetiva ou sofre atrasos de notificações”, afirma.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.