Buscar

Mude1Hábito: “persistência é a chave”

Pilates foi a modalidade de exercício escolhida por Adriano para sair da rotina

Cb image default
Divulgação

Que as atividades físicas são essenciais, disso já sabemos. Que o desempenho regular de exercícios e a inclusão de hábitos saudáveis na rotina são necessários, também é de nosso conhecimento. Porém, mais do que compreender, é importante colocar em prática este plano. E quando tudo isso é aliado ao amor por alguma modalidade, fica mais fácil.

Adriano Pereira de Souza Filho que o diga. Ele é colaborador da Central de Regulação Assistencial, da Unimed Campo Grande, e revela que descobriu no pilates uma forma de manter-se sempre motivado a superar obstáculos. “O pilates foi agradado à minha rotina. Já havia tentado antes, sempre iniciava e parava, porém, em setembro de 2021 eu realmente me apaixonei e descobri o quanto é incrível”.

Ainda sobre as idas e vindas, Adriano conta que para sua decisão definitiva outra situação foi determinante. “Já tinha tentado fazer pilates antes, mas dessa vez foi diferente. Além da determinação a maneira como fui recebido pelos profissionais fez toda a diferença. Claro que o primeiro dia é tudo mais fácil, mas a cada aula me sinto desafiado, o que me faz amar cada dia mais as aulas”.

Pilates ainda é uma espécie de exercício que muitas pessoas têm um conceito incompleto, sendo, muitas vezes, resumido apenas como algo que minimize dores ou atrelada à reabilitação. Porém, seus benefícios vão além.

“Temos um mau hábito de ter um pré-julgamento do pilates, de dizer que é uma modalidade de baixo impacto e que tem fins somente terapêuticos, mas na verdade usamos a força e o peso do nosso próprio corpo, tudo supervisionado e acompanhado por profissionais capacitados. Tem dias que até chego a pensar que estou em um treino funcional”, brinca o colaborador.

O que não deixa mentir são as dezenas de fotos que Adriano coleciona de suas conquistas. Têm acrobacias, fotos de ponta cabeça e por aí vai. Mais que um hábito de vida saudável, a modalidade é um exemplo de superação diária para ele. “Apesar do desafio de cada exercício é a construção dele que o torna incrível e quando conseguimos fazer e testar os limites do nosso corpo não há sensação melhor, é satisfatório demais. Tem as fotos que não me deixam mentir, queremos sempre registrar nossas pequenas conquistas”.

E é em meio aos avanços que surgem também alguns receios, mas nenhum deles abala o colaborador. “Ainda tenho um pouco de dificuldade em confiar e medo de cair, por conta disso me sinto travado ao realizar alguns exercícios, mas é um medo que supero a cada dia e tem sido perceptível a evolução que tenho tido”.

Como “recompensa” ao seu comprometimento, o ‘pilateiro’ enumera suas melhoras: “sinto-me mais flexível, não sinto mais dores na coluna e consigo me concentrar com mais facilidade, o que tem melhorado meu rendimento no trabalho e no dia a dia”, pontua.

E não para por aí. A paixão pelo pilates é declarada, mas a semana de Adriano é ainda mais agitada. “Faço aulas aeróbicas também, como fit dance, e aulas na academia”.

Por fim, aos que buscam ter um olhar mais atento para si, mudando um hábito, Adriano garante que a chave é “força de vontade e persistência”. “Acredito que começar é o maior desafio e tudo que é novo representa medo e receio. Não é fácil sair da zona de conforto, devemos transformar desafios em oportunidades de aprendizado e crescimento, os ingredientes principais são: força de vontade e persistência”, aconselha.  

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.