Buscar

Neurocientista ensina rotina simples para perder peso sem fazer dieta

A expert montou um calendário diário com o passo a passo de atividades que promovem bem-estar e auxiliam no emagrecimento.

Cb image default

Saia o mais cedo possível, mesmo que esteja apenas esperando a chaleira ferver

Crédito: Shutterstock

Se você deseja emagrecer com saúde, o segredo do sucesso depende muito mais de mudanças simples na rotina diária do que de dietas milagrosas, segundo a neurocientista Julia Jones. Em um livro recém-publicado, a profissional ensinou truques simples que, quando se tornarem hábitos, prometem não apenas ajudar a perder peso — mas a combater doenças e dormir mais e melhor.

A cientista relatou como ela abandonou a dieta e a academia, mas ainda sim conseguiu perder quase 5 kg e ganhou mais qualidade de vida. Pode parecer bom demais para ser verdade, mas segundo Jones, tomar banho frio e diminuir as luzes antes de dormir à noite resultam em mais benefícios que pegar pesado nos exercícios.

Parece bom demais para ser verdade, mas tomar banho frio e diminuir as luzes à noite pode ser melhor para você do que ir à academia, de acordo com um neurocientista renomado.

A Dra. Julia Jones acredita que mudanças simples em nossas rotinas diárias nos ajudarão a perder peso, combater doenças e dormir melhor.

Em seu novo livro, Neuron Smart Wellness Made Easy, ela revela como no ano passado ela abandonou a dieta e a academia, mas ainda conseguiu perder os 10 libras que ela lutava para trocar por uma década e reduziu sua idade biológica de 55 para sua verdadeira idade de 50

Julia, cujas revelações vêm na semana seguinte aos pesquisadores descobrirem que mulheres com problemas para dormir têm quase o dobro de probabilidade de sofrerem de problemas cardíacos graves, recomenda pequenos truques, ou “bio-hacks”, que você pode fazer todos os dias.

Ela disse: “Comecei a fazer pequenas mudanças para ver o que acontecia - coisas que exigem muito menos esforço e dinheiro e são fáceis de fazer para sempre, não importa quantos anos você tenha ou quanto dinheiro você tenha.”

Aqui, Julia compartilha suas principais dicas para um bem-estar "inteligente":

Cb image default

Tome o café da manhã às 11h e pare de comer cerca de oito horas depois

Crédito: Getty

7h00 FAÇA SUA CAMA: Isso desencadeia a liberação de substâncias químicas cerebrais positivas, aumentando a probabilidade de você ter um bom dia. Eu arrumo minha cama muito bem. Comprei um cobertor novo para cobrir meu edredom para que fique sempre liso e limpo.

7:15 SAIR DE FORA: Saia o mais cedo possível, mesmo se estiver apenas esperando a chaleira ferver. A luz natural que atinge a parte de trás do seu olho aciona o relógio biológico. Se você não sair, seu temporizador de sono natural não será ativado. O sono é vital para a saúde.

8:00 PEGUE UM BREW: Comprei um café de alta qualidade e saboreei o sabor para ajudar a desencadear a liberação de substâncias químicas cerebrais positivas. Eu uso filtros, pois pesquisas mostram que os óleos no café podem ser prejudiciais, enquanto o próprio café pode ter muitos benefícios.

8:30 GIRE O CHUVEIRO FRIO:   A água fria é ótima para respirar, circular e algumas pesquisas mostraram que pode reduzir os estoques de gordura. Comece quente e depois esfrie. Mantenha a respiração lenta com exalações prolongadas. Quando você sair, nem notará como estava frio.

9:00 EXPRESSA GRATIDÃO:   Foi cientificamente comprovado que ser grato faz você se sentir mais feliz. Não precisa ser nada importante. Digo ao meu cachorro que estou grato pelo meu café maravilhoso! Mesmo que a vida seja uma droga, geralmente há algumas coisas em que podemos encontrar positividade.

10:00 FORTALECER SEUS MÚSCULOS:   Uma das coisas mais importantes que podemos fazer para o bem-estar é manter nosso tecido muscular, que diminui naturalmente com a idade. Isso, por sua vez, estimula o sistema imunológico. Eu recomendo movimentos musculares em câmera lenta, como flexões. Faça-os devagar até chegar ao ponto em que não consiga fazer mais nada.

11:00 COMA O PEQUENO ALMOÇO: Tome o café da manhã às 11h e pare de comer cerca de oito horas depois para dar ao seu corpo tempo para limpar os resíduos e reconstruir as proteínas. Se você comer constantemente, o corpo gastará todo o seu tempo processando combustível e nunca terá tempo para fazer o trabalho de manutenção. Eu faço isso quatro dias por semana - fazer isso com mais frequência pode ser ruim para o intestino.

12:00 APRENDA ALGO NOVO:    O tecido cerebral também diminui à medida que você envelhece. Você precisa dar a ele algumas tarefas complexas, e as melhores incluem aprender um idioma ou aprender a tocar um instrumento musical. Você não precisa de um kit de bateria para tocar bateria, basta baquetas ou colheres de madeira.

Cb image default

Experimente movimentos musculares em câmera lenta, como flexões às 10hCrédito: Getty

13:00 SAIR AO AR LIVRE NOVAMENTE: Faça   uma caminhada ao ar livre. Passear em um ambiente natural desencadeia uma resposta relaxante no cérebro. Adicionar declives e escadas em sua rota também aumentará sua freqüência cardíaca, melhorando a saúde.

14:00 FAÇA UMA LISTA: Listas ajudam a organizar nossas mentes e reduzir o estresse. Apenas escrever um reduz o cortisol, o hormônio do estresse. Se você marcar algumas coisas com sucesso, a dopamina, substância química da recompensa do bem-estar, será liberada no cérebro. Você sente um zumbido.

15:00 DANÇA NA COZINHA:    Muitos de nós sofremos a crise do meio da tarde e pegamos uma barra de chocolate. Substitua isso por música. Coloque algumas melodias de alta energia, levante-se e mova-se. Quando a música terminar, você se sentirá energizado novamente.

17:00 ISE SOCIAL:   Tente passar mais tempo com pessoas positivas. Se as pessoas ao seu redor sempre virem o copo meio vazio, essa negatividade afetará você também.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.