Buscar

No Dia Mundial de combate à Tuberculose, Sesau intensifica ações em 46 postos

Orientações sobre a doença serão feitas em todas as unidades de saúde. (Foto: )

A Sesau (Secretaria Municipal de Saúde Pública) está intensificando as ações de atendimento e orientações à população em 46 unidades básicas de saúde da Capital para marcar as atividades alusivas a semana de combate à tuberculose. 

Nesta terça-feira (24), dia em que a data é lembrada no mundo todo, profissionais da saúde desenvolvem ações de conscientização sobre a importância de ficar atento à doença, além de explicar as formas de prevenção e os sintomas.

De acordo com a OMS (Organização Mundial de Saúde), a tuberculose mata mais de um milhão de pessoas no mundo todo ano. O Brasil ocupa o 17º lugar entre os 22 países responsáveis por 82% do total de casos no mundo. Embora seja uma doença possível de ser prevenida, tratada e mesmo curada, ainda mata cerca de 4,7 mil pessoas todos os anos no Brasil. Em Campo Grande, segundo o Sinan (Sistema de Informação de Agravos de Notificação), no ano de 2014 foram notificados 321 casos novos da doença e, no ano de 2013, 308.

“É importante ressaltar que toda população é passível de contrair a tuberculose, porém algumas pessoas estão mais vulneráveis, como a população em situação rua, usuários de drogas, pessoas que vivem em grande aglomerados, asilados e albergados, além das pessoas que vivem em situação de maior vulnerabilidade e exclusão social devido às condições desfavoráveis de moradia e alimentação”, explica a assistente social da equipe técnica do Programa Municipal de Controle da Tuberculose, Sueila Pires Pereira.

Todas as unidades básicas de saúde já realizam, dentro de sua rotina, ações contínuas de combate, controle e enfrentamento da doença, no entanto, nesta semana, até sexta-feira (27), as unidades intensificarão as ações de busca de casos e conscientização da população com a distribuição de folders, realização de palestras educativas e rastreamento da doença, realizando a coleta de exame de escarro, a fim de proporcionar diagnóstico precoce.

As unidades que estarão com as ações intensificadas são:

Distrito Leste - Três Barras; Maria Aparecida Pedrossian e Moreninha.

Distrito Sul - Botafogo; Aero Rancho; Alves Pereira; Cohab; Iracy Coelho; Los Angeles;

Macaúbas; Mário Covas; Paulo Coelho Machado; Jockey Clube; 26 de Agosto e Vila Carvalho.

Distrito Norte - Nova Bahia; Cel Antonino; Estrela do Sul; Mata Jacinto; São Francisco;

Rochedinho; Vida Nova; Estrela Dalva; José Abrao; Marabá; Nova Lima; Jd Noroeste ; N. S.

Graças; São Benedito; Jd Seminário; Fernando Arruda Arruda;

Distrito Oeste - Aguão; Albino Coimbra; Bonança; Buriti; Caiçara; Coophavila; Indubrasil; Lar do

Trabalhador; Popular; Silvia Regina; Caiobá; São Conrado; Tarumã; Vila Fernanda e Zé Pereira.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.