Buscar

Novembro azul alerta para os cuidados com a saúde do homem

Campanha busca conscientizar a população masculina para a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata

Cb image default
Divulgação

Quase um terço dos homens brasileiros negligenciam a própria saúde. Esse mesmo número não tem o hábito de ir ao médico regularmente, prejudicando sua qualidade de vida. Os dados são do Ministério da Saúde. O câncer de próstata tem uma parcela importante nesta pesquisa. Afinal, ele foi responsável pelo óbito de mais de 13 mil homens em 2014. E os dados continuam alarmantes.

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), em 2016 o Brasil irá registrar mais de 60 mil novos casos da doença. Mas o número mais importante é o de que 90% destas ocorrências têm chances de cura quando o diagnóstico é precoce. Foi pensando nisso que surgiu a campanha Novembro Azul, com o objetivo de chamar a atenção da população masculina sobre o tema.

Segundo Bruno Carvalho Oliveira, oncologista clínico do Grupo Acreditar, clínica do Grupo Oncologia D’Or em Brasília, a conscientização da doença é primordial, pois a maior parte dos homens procura ajuda tardiamente. “Temos que ressaltar a importância de ir ao médico preventivamente em vez de somente quando apresentar sintomas”, alerta.

O especialista reforça que o acompanhamento regular da saúde coloca tanto o médico quanto o paciente em condições seguras de escolher o melhor tipo de tratamento. “Quando o tumor ainda está localizado, ou seja, ainda não se espalhou para outras áreas fora da próstata, o leque de tratamentos é grande e as chances de cura maiores”, diz o oncologista. Ainda para Bruno Carvalho Oliveira, as visitas ao urologista devem ser realizadas a partir dos 45 anos de idade, caso o homem não apresente casos de câncer na família e, regularmente, após os 50 anos, mesmo não apresentando riscos.

Palestras marcam a data em Brasília

Para alertar a população sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata, o Grupo Acreditar realiza um ciclo de palestras destinado aos seus pacientes, familiares e demais interessados no assunto. A partir do dia 17 de novembro, oncologistas clínicos e demais profissionais de saúde se deslocam por diversas regiões de Brasília com o objetivo de orientar as pessoas sobre os principais temas que envolvem a doença, como: principais sintomas e tipos de exames. Mais informações pelo telefone (61) 3363-5252.

Confira o calendário abaixo:

01/12 - Espaço Itinerante - PF - 9h às 17h

02/12 - Espaço Itinerante - PF - 9h às 17h

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.