Buscar

Novo vírus começa a circular no país, 16 casos foram confirmados

O vírus também é transmitido pela picada do mosquito Aedes aegypti

O Ministério da Saúde acaba de confirmar a circulação do Zika vírus no país. Os exames foram realizados pelo Instituto Evandro Chagas e atestaram positivo em 16 pessoas, 8 delas são da Bahia e outros 8 do Rio Grande do Norte. Segundo o Ministério, a evolução do vírus é benigna com um período curto de incubação, aproximadamente quatro dias.

O detalhe, é que o vírus Zika também é transmitido por meio da picada de mosquito Aedes aegypti, o mesmo que transmite a dengue. Por esse motivo, as medidas de prevenção e controle são as mesmas já adotadas para a dengue e chikungunya.

A notícia da circulação desse vírus não é nada boa diante da atual situação em que o Brasil vive com uma epidemia de dengue.  Hoje mesmo (14), o ministro da Saúde, Arthur Chioro, afirmou que o Brasil vive uma epidemia de dengue e que a epidemia é mais grave em São Paulo, Goiás e no Acre.  O Brasil registrou 745,9 mil casos de dengue entre 1º de janeiro e 18 de abril deste ano. O total é 234,2% maior em relação ao mesmo período do ano passado.

No Mato Grosso do Sul, de acordo com o último boletim divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde de MS foram notificados neste ano 19.187 casos de dengue. Características do vírus Zika A doença é caracterizada por febre baixa, hiperemia conjuntival (olhos vermelhos) sem secreção e sem coceira, artralgia (dores em articulação) e exantema maculo-papular (erupção cutânea com pontos brancos ou vermelhos), dores musculares, dor de cabeça e dor nas costas. Mas, a maior parte dos casos não apresenta sintomas. Os sinais e sintomas podem durar até 7 dias. Até agora não houve registro de mortes. (Com informações do site Portal Saúde do Governo Federal).

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.