Buscar

O que fazer e o que não fazer para ajudar um adolescente com depressão

Se você tem um adolescente, conhece os altos e baixos emocionais que acompanham essa fase da vida

Cb image default
Divulgação

Se você tem um adolescente, conhece os altos e baixos emocionais que acompanham essa fase da vida. Mas pode ser difícil saber quando seu filho está experimentando ocasionais “tristezas” ou “desânimo” e quando está sofrendo de algo mais sério que precisa de tratamento imediato.

A depressão clínica é um distúrbio real que afeta até um em cada cinco adolescentes, e pode ser difícil ver seu filho sofrer. Mas você pode ajudar aprendendo os sinais de alerta e sabendo quando e como agir.

Causas da depressão adolescente

Vários fatores podem causar depressão em adolescentes e ela pode se manifestar de várias formas. Uma criança pode ter depressão grave apenas uma vez ou pode ser um transtorno depressivo persistente, incluindo transtorno bipolar (ou depressão maníaca), que é uma condição que alterna entre períodos de euforia e depressão.

Os fatores que podem levar à depressão incluem:

História de família

Certos produtos químicos cerebrais (muito ou pouco)

Eventos difíceis da vida (como morte ou divórcio)

Padrões de pensamento negativos

Efeitos colaterais de medicamentos

Pressão dos pares

Além do mais, os adolescentes de hoje enfrentam pressões adicionais que não faziam parte da vida dos adolescentes para seus pais. Navegar em círculos de mídia social, bullying cibernético e expectativas cada vez mais irrealistas da mídia de ter uma aparência e agir de uma determinada maneira desempenham um papel na autoestima de um adolescente e muitas vezes podem levar a uma profunda decepção.

Sinais de Depressão

Vamos enfrentá-lo, os adolescentes são temperamentais. Reconhecer os sinais de depressão pode ser difícil. Ela brigou com um amigo? Ele está apenas estressado? Pode ser frustrante tentar navegar pelos diferentes estados de espírito de seu adolescente emocional.

A seguir estão os sinais de que seu filho pode estar sofrendo de depressão. Essas mudanças não são sutis. A natureza abrupta (e intensidade) da mudança é um sinal de alerta valioso. Se você achar que qualquer um desses duram mais de duas semanas , ou se o humor de seu filho atrapalhar sua capacidade de funcionar no dia-a-dia, isso pode indicar um distúrbio mais sério.

Afastamento de amigos e atividades depreciativas que eles realmente amam

Tristeza e desespero

Falta de entusiasmo, energia ou motivação

Mudança dramática na personalidade ou aparência

Mudanças nos padrões de alimentação ou sono

Reação exagerada às críticas

Baixa auto-estima ou culpa

Indecisão, falta de concentração ou esquecimento

Baixo desempenho na escola

Inquietação e agitação

Raiva e raiva

Abuso de substâncias

Problemas com autoridade

O que você pode fazer (e não fazer)

Muitos adolescentes com depressão não admitem prontamente um problema. Eles podem sentir que “a vida é injusta” e até perder a esperança de que as coisas vão mudar, mas podem não saber como expressar seus sentimentos ou pedir ajuda. Existem alguns passos eficazes que você pode seguir para ajudar seu filho.

FAZ:

Ouça sem comentários.

Reserve um tempo todos os dias para conversar. Deixe seu filho saber que você está aberto e disponível, sem julgamento, se ela precisar de alguma coisa. Faça perguntas abertas para criar espaço para o diálogo

Agende um tempo para a família. Faça as refeições juntos e organize atividades familiares divertidas.

Elogie sinceramente seu filho por comportamentos e realizações específicos para ajudar a aumentar sua confiança.

Ajude seu filho a criar relacionamentos. Incentive-a a marcar um horário com amigos que desempenham um papel positivo em sua vida e também a encontrar novos amigos. Relacionamentos saudáveis ​​são a chave para a auto-estima de um adolescente.

Reserve um tempo para os interesses de seu filho ou projetos de serviço comunitário. Ajudar os outros pode estimular a gratidão e fazer com que os próprios problemas pareçam menores.

Incentive bons hábitos alimentares, de sono e de exercícios, que podem melhorar o humor geral. Incentivar atividades esportivas coletivas em prol da saúde e da rede social.

Converse com um profissional de confiança sobre a melhor forma de abordar seu filho adolescente e obter a ajuda de que ele precisa. O médico pode prescrever aconselhamento individual, em grupo ou familiar e / ou medicamentos para ajudar seu filho a começar a se sentir melhor.

NÃO:

Force a comunicação, dê palestras ou tente “consertar o problema”. Às vezes, apenas estar na mesma sala fazendo atividades separadas pode ser útil.

Lembre os adolescentes de que eles são amados e apreciados.

Responda à agressão com agressão. Tente manter uma atitude atenciosa e o mais calmo possível. Saia da sala se precisar respirar.

Ignore os sinais de alerta . Se você notar algum dos seguintes sinais, não tente fazer isso sozinho. Confie nos seus instintos e obtenha tratamento profissional imediatamente.

Comportamento irracional e bizarro

Ameaças de suicídio (diretas e indiretas)

Obsessão com a morte

Poemas, ensaios e desenhos que remetem à morte

Dando pertences

Sentimento avassalador de culpa, vergonha ou rejeição

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.