Buscar

O 'vilão' da cozinha apontado pelos médicos como principal causa da epidemia global de obesidade

Estudos indicam que globalização permitiu barateamento de óleos de soja e palma e a difusão de culinária rica em calorias e pobre em nutrientes.

Cb image default
O comércio globalizado barateou os óleos que se tornaram um produto abundante, usado sem restrições em diferentes pratos e produtos industrializados. (Foto: Reprodução/TV Globo)

Uma colher de chá de óleo, medida com exatidão. É assim que o professor Tim Benton se lembra de sua mãe preparando a fritura dos alimentos.

Durante a sua infância, nos anos 1960, o óleo de cozinha ainda era um produto precioso, utilizado com parcimônia.

Hoje em dia, no entanto, ele é tão abundante e barato que o usamos sem restrições em tudo: desde o tempero da salada às frituras.

Isso não se limita à culinária: o óleo é também um ingrediente comum da maior parte dos produtos que compramos no supermercado.

Cb image default

As pesquisas mostram que a obesidade mais do que dobrou em todo o mundo desde 1980. (Foto: Finbarr O'Reilly/Reuters)

Na verdade, o óleo vegetal, especialmente o de soja e o de palma (ou dendê), está entre os oito ingredientes - os outros sendo trigo, arroz, milho, açúcar, cevada e batata - que fornecem 85% das calorias consumidas mundialmente.

A cada dia que passa, não importa o país em que vivemos, todos temos uma dieta parecida - rica em calorias e pobre em nutrientes.

Calorias muito baratas

É um processo que o professor Benton, pesquisador da Universidade de Leeds especializado em segurança alimentar e sustentabilidade, relaciona diretamente ao comércio global.

A produção de óleos vegetais e as culturas oleaginosas cresceram consideravelmente nas últimas três décadas.

Esse crescimento foi incentivado por uma combinação de acordos comerciais, que tornaram mais barato e fácil exportar e importar óleo, e políticas governamentais. Por exemplo, os subsídios em países como Malásia e Indonésia, destinados a aumentar a produção para exportação, ajudaram a baixar o preço do óleo vegetal.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.