Buscar

OMS aponta principais causas de morte no mundo

Os fatores de risco são hábitos não saudáveis que poderiam ser evitados

Cb image default

Crédito: Rawpixel/istock

Um relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS) aponta as doenças não transmissíveis são as principais causas de morte no mundo.

De acordo com a agência de saúde da ONU, essas enfermidades – também conhecidas como doenças crônicas – matam 41 milhões de pessoas a cada ano, o equivalente a 74% de todas as mortes no mundo.

Os principais tipos de doenças não transmissíveis são as doenças cardiovasculares (como ataques cardíacos e derrames), cânceres, doenças respiratórias crônicas (como doença pulmonar obstrutiva crônica e asma) e diabetes.

Essas doenças, segundo a OMS, afetam desproporcionalmente as pessoas em países de baixa e média renda, onde ocorrem mais de três quartos das mortes globais por doenças não transmissíveis (31,4 milhões).

O documento revela que a cada dois segundos uma pessoa com menos de 70 anos morre de uma das quatro doenças não transmissíveis no mundo.

Os principais fatores de risco apontados são o tabagismo, a alimentação não saudável, o uso nocivo do álcool, o sedentarismo e a poluição do ar.

“A eliminação desses fatores poderia prevenir ou retardar problemas de saúde significativos e muitas mortes prematuras por DNTs ( doenças não transmissíveis )”, sugere a OMS.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.