Buscar

Ouvir a voz da mãe pode ajudar bebês na UTI neonatal a dormir melhor

Pesquisadores da Universidade de Michigan realizaram um estudo e descobriram que ouvir a voz da mãe melhora a qualidade do sono.

Cb image default
Thinkstock/Getty Images

Até 12% dos nascimentos acontecem antes da hora ideal no Brasil. E, assim como os portadores de doenças congênitas, os prematuros frequentemente precisam ficar na UTI neonatal, que é barulhenta para os minúsculos ouvidos, embora haja um esforço coletivo para mantê-la o mais silenciosa possível. Preocupados com o impacto disso no descanso dos bebês, pesquisadores da Universidade de Michigan realizaram um estudo e descobriram que ouvir a voz da mãe melhora a qualidade do sono.

O trabalho envolveu 47 neonatos internados e suas mães, que fizeram gravações lendo um livro infantil. Os bebês estavam divididos entre nascidos antes ou depois da 35ª semana de gestação. Durante o sono, monitorado por um período de 12 horas, os áudios foram tocados para os bebês de maneira sortida: alguns ouviram a mãe nas primeiras seis horas, outros na segunda metade do tempo.

Assim, foi possível comparar como os bebês dormiam com e sem a voz da mãe presente. Os resultados indicam que os pequenos pacientes acordavam menos enquanto a gravação tocava. E esse efeito aumenta com o tempo: quanto maior era a idade gestacional deles na época do nascimento, melhor era o padrão de sono.

Possibilidades para o futuro

Embora não esteja muito claro o mecanismo por trás deste benefício, já se sabe que a voz da mãe é importante para desenvolver laços e confortar o filho mesmo quando ele ainda está na barriga. E o estudo cria uma possibilidade que poderá, no futuro, se transformar em uma alternativa barata e simples para melhorar a qualidade de vida dos bebês internados.

“O estudo mostra que a exposição à voz materna pode ‘isolar’ os pacientes da UTI neonatal do inevitável barulho e reduzir a possibilidade deles acordarem em picos de som alto”, explicou Renée Shellhaas, pediatra da Universidade de Michigan e autora do trabalho, em comunicado à imprensa. E a gravação é ideal para isso, pois as mães não são autorizadas a permanecer neste ambiente por muito tempo.

Mas, como o impacto foi maior nos nascidos mais perto da data ideal ou à termo, ainda é preciso desenvolver uma estratégia melhor ou refinar esta técnica para os prematuros que chegam ao mundo antes da 35ª semana de gestação.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.