Buscar

Pesquisadores estudam transmissão de Zika vírus por mosquitos comuns

Pesquisadores anunciaram nesta terça-feira (26) a injeção do Zika vírus em pequenos cérebros de laboratório, desenvolvidos a partir de células extraídas da urina de voluntários. O principal objetivo é descobrir o efeito do vírus no desenvolvimento do cérebro. 

Em todo o Brasil, cientistas procuram entender a rapidez na propagação do vírus. A Fiocruz de Pernambuco estuda se o Zika pode ser transmitido por mosquitos comuns, além do Aedes aegypti. Já no Rio de Janeiro, cientistas aprofundam as pesquisas sobre a microcefalia.

O porta-voz da Organização Mundial da Saúde (OMS) rebateu, nesta terça-feira (26), as declarações de Marcelo Castro, ministro da Saúde do Brasil, que afirmou que o país está perdendo feio a luta contra o mosquito, dizendo que a declaração é fatalista. Na próxima quinta-feira (28), a intituição fará uma reunião para definir ações de combate ao Zika, que já atinge 21 países.

Depois de uma reunião na última segunda-feira (25) com a presidente Dilma Rousseff, o ministro anunciou que 220 mil homens do exército entrarão de casa em casa para ajudar no combete do Aedes aegypti. Além disso, voltou a prometer a distribuição de repelentes, agora na cesta básica das gestantes beneficiadas pelo programa Bolsa Família.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.