Buscar

Pessoas que gastam muito são mais felizes, afirma estudo

Pesquisadores descobriram que dinheiro pode comprar felicidade.

Cb image default
Divulgação

Se você ainda está lamentando o fato de não ter realizado tudo o que gostaria no ano passado, há uma forma de garantir que o mesmo não aconteça em 2018. Gaste mais. Sim, você pode comprar um futuro mais produtivo e feliz.

Pesquisadores descobriram que dinheiro pode comprar felicidade se as pessoas gastarem com itens e atividades que economizem tempo, que não sejam apenas bens materiais. A Escola de Negócios de Harvard e a Universidade de British Columbia conduziram estudos que identificaram que os participantes que gastam com tarefas que lhes poupam tempo, como pedir comida ou contratar serviços de limpeza, são mais felizes do que os aqueles que não têm essas despesas.

Dos entrevistados que receberam US$ 40 para gastar em bens materiais ou recursos de economia de tempo, os que gastaram com o segundo item se disseram menos estressados e com grande sensação de bem-estar. Os resultados se mantiveram em todos os níveis sociais – ou seja, não são apenas os ricos que melhoram de humor ao terceirizar tarefas entediantes que atrapalham suas rotinas.

Essas descobertas passam a fazer sentido quando são analisadas mais de perto. Gastar dinheiro para economizar tempo que pode ser usado para atividades e realizações significativas faz bem. Pedir uma pizza em vez de preparar o jantar fornece uma hora a mais para você trabalhar no aperfeiçoamento da estratégia para obter um financiamento para a sua startup e evita a limpeza da cozinha. Ir ao lava-rápido em vez de lavar manualmente seu carro salva alguns minutos para você organizar seu quarto. A visita de uma faxineira duas vezes por mês evita a discussão com seu companheiro sobre de quem é a vez de lavar o banheiro e possibilita a criação de um plano sobre como pagar as dívidas estudantis mais rápido. Você está pagando por um serviço em qualquer um desses casos, mas também está investindo para ter um tempo precioso para focar em prioridades.

Esses pagamentos não são fúteis ou em vão, mas pequenas e calculadas quantidades de dinheiro que te aproximam dos seus objetivos. Você pode ganhar mais dinheiro depois, portanto, arranje mais tempo para fazer aquilo que importa.

Seja esperto com as suas finanças em 2018, mas ainda mais sagaz com a sua agenda. Se você trocar um pelo outro, estará mais perto de atingir suas metas nos próximos 12 meses.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.