Buscar

Por falta de doses, vacinação da Coronavac é interrompida em principais municípios de MS

Campo Grande, Dourados e Corumbá, três das quatro cidades mais populosas do estado, estão sem doses da Coronavac.

Cb image default
 

A falta de doses da Coronavac interrompeu a vacinação em três das quatro cidades mais populosas de Mato Grosso do Sul, incluindo a capital, Campo Grande. De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde (SES), atualmente são cerca de 59 mil pessoas que estão aguardando mais de 28 dias para aplicação da segunda dose da Coronavac.

Ministro da Saúde admite 'dificuldade' no fornecimento de vacinas para 2ª dose da CoronaVac

Segundo a SES, são necessárias 94,7 mil doses a mais de Coronavac para aplicação da segunda dose até o dia 1° de maio sendo que os municípios ainda possuem em estoque apenas 37.997 doses, até a tarde desta quarta-feira (28). A Secretaria ainda afirmou que tem orientado os municípios a aplicar as doses mediantes as determinações do Ministério da Saúde.

Há cerca de um mês, em 21 de março, o Ministério da Saúde mudou a orientação e autorizou que todas as vacinas armazenadas pelos estados e municípios para garantir a segunda dose fossem utilizadas imediatamente como primeira dose. Com a redução da produção da vacina Coronavac, ocorreu a consequente diminuição das remessas aos Estados.

Até a tarde deste quarta, Mato Grosso do Sul recebeu 580.360 mil doses da Coronavac, sendo 356.543 para a segunda dose e 223.817 para a segunda dose. Foram aplicadas, até o momento, 542.150 doses, sendo 345.088 primeira dose e 197.062 na segunda dose.

MUNICÍPIOS INTERROMPEM VACINAÇÃO

Na capital Campo Grande, a vacinação com a Coronavac está interrompida deste o último sábado (24), mas prossegue com a AstraZeneca. De acordo com a secretaria de saúde, há expectativa de chegada de 3,2 mil doses de Coronavac para todo o Estado entre esta quinta e sexta-feira, número que é considerado pequeno e que nada aceleraria a vacinação.

Em Dourados, a segunda cidade mais populosa de Mato Grosso do Sul, também não há mais vacinas para aplicação da 2ª dose, assim como em Corumbá. Em Três Lagoas e Ponta Porã ainda está ocorrendo vacinação, mas por agendamento ou chamamento do próprio município.

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, admitiu nesta segunda-feira (26) que há "dificuldade" no fornecimento de vacinas para aplicação da segunda dose da CoronaVac, utilizada contra a Covid.

"O que tem nos causado certa preocupação a CoronaVac, a segunda dose. Tem sido um pedido de governadores, de prefeitos, porque, se os senhores lembram, cerca de um mês atrás se liberou as segundas doses para que se aplicassem. E agora, em face de retardo de insumo vindo da China para o Butantan, há uma dificuldade com essa 2ª dose", declarou Queiroga no Senado.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.