Buscar

Por que tomar sol influencia no seu cocô?

Estudo científico descobriu que raios UVB contribuem para a constituição de uma microbiota mais saudável

Cb image default
Divulgação

Uma pesquisa publicada no periódico científico Frontiers in Microbiology conseguiu mostrar, pela primeira vez, que a exposição a raios solares altera positivamente a microbiota intestinal – conjunto de bactérias que ajudam o corpo a realizar funções como, por exemplo, absorver nutrientes e reforçar o sistema imunológico.

No estudo, 21 moradoras do Canadá, com idades entre 19 e 40 anos, foram divididas em dois grupos: um tomou suplementos de vitamina D no período de inverno anterior aos testes – este grupo foi chamado de VDS+; outro não tomou o suplemento, e foi nomeado VDS-. Na fase seguinte, os dois grupos passaram por sessões de exposição controlada aos raios UVB em uma clínica estética. Por fim, foram realizados exames de sangue e fezes para verificar alterações na presença da vitamina D e na microbiota.

Em relação à microbiota, o grupo VDS- apresentou, após a exposição à luz, uma melhora na diversificação dos microrganismos presentes, essa característica costuma estar associada a pessoas mais saudáveis. Foi observado nos exames de fezes, por exemplo, um enriquecimento da presença de bactérias benignas das famílias Lachnospiraceae e Clostridiaeae e do gênero Ruminococcus.

Antes da exposição ao UVB, as mulheres do grupo VDS- tinham uma microbiota intestinal menos diversificada e equilibrada do que aquelas que tomavam suplementos regulares de vitamina D, explicou em um comunicado à imprensa Bruce Vallance, líder do estudo e pesquisador da Universidade da Colúmbia Britânica. “A exposição ao UVB aumentou a riqueza e a uniformidade de suas microbiotas para níveis indistinguíveis do grupo VDS+, cujo microbioma não foi alterado significativamente.”

Em outras palavras: a exposição à luz foi um meio eficiente de melhorar a saúde intestinal delas. 

(Com informações da BBC)

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.