Buscar

Programa Saúde na Escola leva atendimento médico para mais de 5 mil alunos

Haverá encaminhamento a especialistas e fornecimento de óculos para alunos com comprometimento visual

Cb image default

Fotos: Karina Souza e Paulo Gomes.

A Prefeitura Municipal por meio da Secretaria de Saúde e Secretaria de Educação, está realizando o Programa Saúde na Escola (PSE), que visa contribuir para o pleno desenvolvimento dos estudantes da rede pública de ensino da educação básica, por meio de fortalecimento de ações que integram as áreas de Saúde e Educação no enfrentamento de vulnerabilidade, na ampliação do acesso aos serviços de saúde.

O programa busca melhorar a saúde dos alunos, reduzir a evasão escolar e a intermitência de frequência por problemas de saúde. A PSE irá proporcionar atendimento para mais de 5 mil crianças matriculadas em estabelecimentos de ensino.

Profissionais das Unidades Básicas de Saúde participam da ação neste mês de março. Eles se ausentam dos postos para atender nas escolas, os médicos, enfermeiros, dentistas e outros profissionais continuam cumprindo com a carga horária ao prestar o atendimento às crianças, e logo retornarão ao trabalho nas unidades onde estão lotados.

São diversas ações oferecidas aos estudantes pela equipe que integra o Programa Saúde na Escola: Avaliação Nutricional (verificação de peso e medida), Avaliação do Estado Vacinal, Avaliação da Acuidade Auditiva, Avaliação Dermatológica, Avaliação Odontológica, Avaliação de Acuidade Visual.

Cb image default

Fotos: Karina Souza e Paulo Gomes.

De acordo com a coordenadora de Saúde Bucal, Etiene Osiro, nesse primeiro momento ocorre a avaliação, após as avaliações haverá encaminhamento das crianças para o tratamento adequado a cada caso, nesse processo é de extrema importância a participação dos pais ou responsáveis.

“Nós pedimos encarecidamente para os pais, eles são extremamente importantes nesse processo, não só a Saúde como a Educação vão estar trabalhando, mas os pais tem que estar junto, pra que a gente possa oferecer o tratamento, não adianta a gente levantar o problema, saber que a criança precisa de atendimento e na hora a criança não ser levada ao serviço”, relatou a coordenadora.

A Secretaria de Saúde também solicita aos pais ou responsáveis que enviem pelos filhos o Cartão de Vacina, importante para o atendimento pelos profissionais. “Vamos estar observando a carteirinha de vacina, quem estiver com a vacina atrasada, vai ser encaminhando também para está atualizando essas vacinas”.

E a primeira escola que está recebendo o PSE, é a E.M Valério Carlos da Costa. Conforme a diretora Iria Gomes é de suma importância esse programa.

“Esse programa é de suma importância pra nós, porque tem alunos da área rural que é mais difícil o acesso a saúde, e com essa avaliação são encaminhado diretamente para posto ou para o médico necessário. Além da escola ter verificado que certos alunos não escutam e não enxerga bem, e com esse programa a providência é bem rápida”, concluiu a diretora.

Óculos para alunos

De acordo com o secretário de Saúde, Nélio Saraiva Paim Filho, os médicos trabalharam na área de Acuidade Visual fazendo os testes, e todos os alunos que apresentarem sinais de comprometimento da visão, passarão por consulta especializada com oftalmologista da rede pública após agendamento. Quem necessita de óculos já sai da consulta com um encaminhamento, passa na Central de Regulação, pega um termo de doação e já recebe o óculos.

Segundo Etiene Gomes, durante o ano irão ser desenvolvidas outras ações, sendo ações de combate ao mosquito Aedes Aegypti, promoção das práticas corporais, da atividade física e do lazer nas escolas, prevenção ao uso de álcool, tabaco, crack e outras drogas, promoção da cultura de paz, cidadania e direitos humanos, prevenção das violências e dos acidentes.

Confira a programação do PSE

11/03 – Escola Valério Carlos da Costa (Equipe do Jandaia)

18/03 – Escola Natália Moraes de Oliveira (Equipe Cleide Piran)

25 e 26/03 – Escola Porfíria Lopes do Nascimento (Equipe São Bento)

01 e 02/04 – Pedro Aleixo (Equipe Central) 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.