Buscar

Quer se aposentar cedo? Veja como outras pessoas conseguiram

Cb image default
Divulgação

Engana-se quem pensa que sopa faz parte só do cardápio de inverno. Apesar de o caldo quente agradar muito em épocas mais frias, as opções frias também são deliciosas nos dias quentes do ano! Segundo a nutróloga Esthela Conde, há muitas vantagens de se tomar sopa no verão. “É uma ótima forma de comermos aquele monte de legumes e verduras que todo mundo recomenda, ricos em nutrientes, mas que muitas vezes nos esquecemos de incluir no cardápio da semana”, explica. Para aproveitar essa ideia, selecionamos sete receitas, indicadas pela terapeuta holística e coach de emagrecimento Vanessa Kryss, com comentários de Esthela. Prepare as panelas!

Corte 250 gramas de beterraba em rodelas e leve ao forno pré-aquecido por 40 minutos ou até começarem a tostar nas beiradas. Refogue a beterraba no azeite (uma colher das de sopa) com meia cebola roxa e 2 centímetros de gengibre descascado. Cubra com água e deixe cozinhar até amolecer. Retire do fogo, coe e reserve o líquido do cozimento. Leve as beterrabas ao liquidificador, bata com 500 ml de leite de coco e junte a água do cozimento até chegar na consistência desejada. Junte o suco de meio limão siciliano e tempere com sal rosa e pimenta-do-reino a gosto. Refrigere até servir.

SOPA DE PEPINO E IOGURTE

Bata no liquidificador 400 gramas de pepino picado, um dente de alho descascado e picado sem o miolo, suco de meio limão espremido, azeite e folhas de hortelã a gosto. Reserve. Bata quatro iogurtes naturais com um garfo, até obter um molho cremoso. Incorpore o iogurte com o pepino batido e bata de novo no liquidificador levemente, na função pulse. Tempere com sal rosa e pimenta-do-reino a gosto. Leve à geladeira até servir. Para decorar, use folhas de hortelã. A receita é vegetariana, sem glúten e serve quatro pessoas.

“O fato das sopas frias geralmente possuírem poucas calorias, já que a maioria tem como base legumes e verduras, faz delas opções saudáveis", explica Esthela. E de quebra ajudam você a perder uns quilinhos”.

GASPACHO COM ABACATE

Popular na Espanha e em Portugal, o gaspacho é uma sopa fria à base de hortaliças, em especial tomate, pepino e pimentão. Leve ao liquidificador 250 gramas de tomate sem pele e sem semente, dois pepinos sem casca, meio pimentão sem pele, meia cebola roxa picada rusticamente, quatro colheres de vinagre de vinho tinto, 50 ml de azeite de oliva extravirgem e sal rosa a gosto. Bata bem e acrescente água, caso necessário. Leve à geladeira e sirva com cubos de abacate picados, azeite e pimenta-do-reino. Prática e rápida, a receita é vegana, sem glúten e sem lactose. Serve duas pessoas.

SOPA DE PUPUNHA COM CAMARÃO

Leve ao fogo duas unidades de alho-poró, três unidades de pupunha cortadas ao meio e quatro camarões grandes, com sal e azeite. Retire os ingredientes da brasa quando estiverem tostados. Em uma assadeira perfurada, toste 50 gramas de castanha de caju e uma pimenta dedo-de-moça. Reserve.

Fatie o alho poró, a pupunha e a pimenta dedo-de-moça. Junte-os à castanha-de-caju e ao pimentão cortado. Adicione 300 ml de leite de coco. Adicione uma pimenta-de-cheiro e suco de meio limão. Bata no liquidificador.

SOPA CHEIROSA DE LEGUMES

Descasque e pique uma cebola e um dente de alho em fatias bem fininhas. Leve uma panela média ao fogo médio. Quando aquecer, regue com azeite e acrescente a cebola. Tempere com uma pitada de sal e refogue por três minutos, até murchar. Junte o alho, duas folhas de louro e mexa por um minuto até soltarem-se os aromas. Junte uma seleta de legumes congelada de abobrinha, mandioquinha, salsão e gengibre e regue com água. Tempere com sal e pimenta e deixe em fogo médio até ferver. Baixe o fogo e deixe cozinhar por 30 minutos. Transfira a sopa para uma tigela e deixe amornar antes de levar para esfriar completamente na geladeira. Descarte a folha de louro e transfira a sopa para o liquidificador. Junte seis cubos de iogurte caseiro congelados (ou algumas colheradas de iogurte natural) e bata até a textura ficar lisa. Prove e ajuste o sal e a pimenta. Sirva com cebolinha fatiada. Serve até quatro pessoas. “Ingredientes leves são ótimas escolhas, pois facilitam a digestão”, afirma a nutróloga Esthela Conde.

SOPA DE ABOBRINHA COM MANJERICÃO

Doure 50 gramas de cebola e acrescente água. Coloque 250 gramas de abobrinha e deixe até ferver, sem cozinhar demais. Desligue, reserve e espere esfriar. Bata tudo no liquidificador. Reaqueça a panela e finalize com sal e oito folhas de manjericão.

SOPA DE PEPINO COM PESTO DE HORTELÃ

Retire as sementes de dois pepinos grandes e corte grosseiramente. Em um liquidificador, bata os pepinos cortados com 1 xícara e meia de chá de iogurte grego, três colheres das de sopa de suco de limão, meia cebola roxa bem picada, um dente de alho, meia colher das de chá de molho inglês e endro, salsa e cebolinha frescos. Leve à geladeira por pelo menos três horas para refrigerar. Na hora de servir, tempere com sal, pimenta e um fio de azeite.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.