Publicado em 06/08/2015 às 09:57, Atualizado em 26/10/2016 às 12:47

Rede pública de saúde convoca doadoras de leite materno

Principal critério para ser doadora é que a mãe e seu bebê estejam saudáveis

, A TRIBUNA ON-LINE

A rede pública de saúde está convocando mulheres em fase de amamentação a doarem leite materno. Para a doação, basta ser saudável e não fazer uso de qualquer medicamento. Na Baixada Santista, o leite coletado pode ser encaminhado ao Banco de Leite Humano (BLH), do Hospital Guilherme Álvaro, em Santos. Segundo informações da Secretaria do Estado da Saúde, diariamente, são necessários entre 1 e 1,5 litro de leite pasteurizado, em média.  

O principal critério para ser doadora é que a mãe e seu bebê estejam saudáveis. Também é fundamental que haja excedente de leite, verificado com base no aumento e dilatação das mamas ou por vazamentos durante os intervalos de amamentação.

Para ser uma doadora, é preciso comparecer ao Banco apenas na primeira vez para receber as orientações necessárias. A interessada deve preencher um cadastro e apresentar exames laboratoriais de sorologia dos últimos seis meses. Na ocasião, recebe um kit de doação e, a partir, disso pode coletar o leite em sua própria casa. Os profissionais do Banco buscam o leite na residência da doadora, conforme agendamento. 

O ideal é que o leite seja coletado de forma manual e armazenado em um frasco de vidro com tampa plástica. É preciso ainda se atentar às questões de higiene durante todo processo. E em casos de congelamento, o prazo máximo é de 15 dias. No Banco de Leite, a doação passa por um processo de seleção, classificação e pasteurização para ser, posteriormente, distribuída com qualidade aos bebês internados em unidades neonatais.

O Banco de Leite Humano funciona de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h. Está localizado na área do Hospital Guilherme Álvaro, situado na Rua Oswaldo Cruz, 197, no Boqueirão, em Santos.