Buscar

Sala de situação avalia resultados do sistema de monitoramento do Aedes Aegypti

 Técnicos da Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso do Sul (SES/MS) se reuniram para a avaliação dos resultados iniciais obtidos com o monitoramento de focos do mosquito em municípios através da Sala de Situação. O projeto está sendo implantado inicialmente em seis municípios (São Gabriel do Oeste, Maracaju, Bataguassu, Bonito, Costa Rica, Taquarussu), cinco deles já passaram pela capacitação realizada pela Coordenadoria Estadual de Controle Vetores.

O novo sistema, desenvolvido pelo Departamento de Tecnologia e Informática da SES, utiliza um aplicativo instalado em tablets utilizados pelos agentes de endemias dos municípios. Com o aplicativo os agentes poderão fornecer em tempo real os dados sobre os imóveis visitados, concentrando as informações na base de dados da Sala de Situação e facilitando o direcionamento das equipes de fiscalização.

“Temos conseguido bons resultados com esta primeira versão do aplicativo juntamente ao esforço dos municípios que estão empenhados nesta campanha contra o Aedes Aegypti. De acordo com a atuação das equipes e os dados obtidos, vamos atualizar o sistema para que ele seja cada vez mais eficaz”, disse a coordenadora da Sala de Situação, Fátima Cheade.

Técnicos da Escola de Saúde que também integram os trabalhos da Sala de Situação participaram de capacitação do sistema utilizado para o armazenamento de dados e monitoramento de informações. Para o coordenador estadual de controle de vetores, Mauro Lucio Rosário, com o aprimoramento do aplicativo a implantação do sistema para novos municípios se tornará mais eficaz, ampliando as ações contra o mosquito Aedes Aegypti. “Já estamos desenvolvendo as capacitações para os próximos municípios, sempre com a participação de técnicos de controle de vetores, educação em saúde, atenção e informática. São visitas contínuas, sempre aprimorando os sistemas utilizados para que haja a otimização do aplicativo utilizado para o registro das informações sobre os focos do mosquito”, disse Mauro.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.