Buscar

Santa Casa realiza primeira cirurgia de MS que transforma dedo indicador em polegar

O procedimento foi realizado em um menino de quatro anos

Cb image default
Foto: Divulgação/ Santa Casa Campo Grande

Foi realizada na Santa Casa de Campo Grande, no último sábado (11), a primeira cirurgia de “Policização do Indicador”, que transforma o dedo indicador em polegar. O procedimento que traz a funcionalidade de “pinça” para a mão do paciente foi o primeiro realizado em Mato Grosso do Sul.

A cirurgia foi feita em uma criança de quatro anos, que nasceu com apenas quatro dedos e encontraria dificuldades para realizar 70% dos movimentos com a mão, responsáveis pela funcionalidade da “pinça”.

O procedimento, que durou três horas, transplanta o dedo indicador com tendões, ossos, músculos, vascularização e inervação para a posição onde deveria haver o polegar.

O transplante de troca de função do dedo permitirá que a criança se adapte e consiga realizar atividades como escrever e segurar objetos mais facilmente. O menino já recebeu alta médica e deverá fazer o uso de uma órtese, de seis a oito semanas. Após este período ele irá passar por tratamento com terapeutas ocupacionais e fisioterapeutas por quatro meses.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.