Buscar

Secadores de mãos automáticos ajudam a proliferar bactérias dos banheiros, diz estudo

O estudo faz parte de um conglomerado crescente de evidências que apontam os secadores como um propagador de bactérias.

Cb image default
Divulgação

Desde pequeno, o ser humano é ensinado a lavar as mãos para a evitar a proliferação de bactérias. Essa afirmação é verdadeira, mas o seu efeito pode ser reduzido caso o indivíduo prefira usar os secadores de mãos automáticos: aqueles comuns em shoppings e aeroportos. É o que afirma um estudo divulgado na segunda-feira (9).

Segundo a pesquisa, publicada na revista Applied and Environmental Microbiology, o aparelho suga coliformes fecais do ar e os sopra nas mãos das pessoas.

Os cientistas compararam o ar de dois banheiros — um com o secador e outro sem. Foi constatado que o recinto que possuía o aparelho apresentava uma proliferação de colônias bacterianas maior.

Em entrevista à revista Newsweek, Peter Setlow, autor da pesquisa, afirmou que as bactérias, principalmente das fezes, acabam se distribuindo no ar quando damos a descarga sem abaixar a tampa. E quando as mãos estão embaixo do bocal dos secadores, elas estão mais sujeitas a uma grande circulação de ar, ou seja, a uma incidência de bactérias maior do que em uma situação normal.

O estudo faz parte de um conglomerado crescente de evidências que apontam os secadores como um propagador de bactérias. Para não se arriscar, Setlow conta que aderiu as toalhas de papel.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.